I Open Imperial de Taekwondo de Poomsae será realizada durante o mês de agosto. Em virtude dos decretos municipais relacionados ao coronavírus, a competição será realizada pela internet: o participante precisa gravar um vídeo da apresentação e colocar no YouTube – o link deverá ser enviado junto com o formulário na ficha de inscrição. Podem participar atletas a partir dos sete anos (categoria mirim) até mais de 65 anos. As vagas, que são gratuitas, estarão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) entre os dias 3 e 20 de agosto.
As categorias de faixas coloridas (faixas e pontas amarela, verde, azul e vermelha) apresentam uma sequência única de movimentos. As faixas pretas precisam de duas sequências ininterruptas. Um grupo de cinco árbitros vai avaliar cada vídeo. Após serem descartadas a maior e a menor nota, a média do restante das avaliações será o resultado final de cada atleta. O anúncio será feito no dia 30 de agosto.
A competição é uma iniciativa do Team Polonini Taekwondo com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer, e patrocínio do restaurante Luka’s e da Maxisite Comunicação Digital. “Normalmente esse seria um evento presencial. Porém, após a realização de alguns testes, vimos que funciona fazer virtualmente tanto por transmissão ao vivo, quanto por envio do vídeo”, explica Roberto Polonini, organizador do torneio.
O apoio da prefeitura tem o objetivo de incentivar a prática da modalidade. Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer, lembra que o taekwondo seria incluído nos jogos estudantis deste ano. “Já havíamos anunciado essa novidade, mas com a pandemia, mudamos todo o planejamento para esse ano. Essa é uma maneira de incentivar o esporte em todas as idades usando a internet”, afirma Berg.
Dessa maneira, o governo municipal permanece incentivando as artes marciais em todas as idades. Desde 2017, a atual gestão investe em parcerias público-privada para trazer eventos com esse perfil para a cidade. Desde então, já foram realizadas edições da Copa Petropolitana de Judô, do Open de Judô, do Open de Taekwondo, do Desafio de Muaythai, do Desafio de Jiu-jitsu, dos Jogos do Interior de Capoeira, além da realização do judô no Jeups e de três etapas do Agita Lutas.