Cidade Destaques Últimas Notícias

Operação “Faça Sua parte” fiscaliza abertura da Linha Amarela do plano de retomada gradual da economia

Um efetivo com mais de 100 agentes da prefeitura deu continuidade a operação “Faça a Sua Parte” nesta segunda-feira (15.05). A ação, que teve como objetivo principal fiscalizar a abertura das atividades da linha amarela do plano de retomada gradual da economia, percorreu o Centro (ruas Teresa e Paulo Barbosa), Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio e Secretário. Além disso, foram prestadas orientações quanto ao uso de máscaras. O prefeito Bernardo Rossi orientou as equipes na operação, que contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“A nossa prioridade é com a vida e com a saúde dos moradores. Hoje, estamos aumentando o nosso efetivo nas ruas, com mais fiscais e agentes, para fiscalizar a abertura das lojas contempladas na linha amarela. Mas, para essa etapa da flexibilização funcionar, a gente precisa do apoio dos petropolitanos, todos têm responsabilidade. Se os números piorarem, podemos voltar atrás, até decretar o lockdown”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

 No Alto da Serra, os fiscais flagraram pessoas praticando atividade física dentro de uma academia – serviço que ainda não está autorizado. Dentro do mesmo espaço, ainda funcionava um salão de beleza, que não possuía alvará. As equipes intimaram o fechamento das atividades e pediram o isolamento dos equipamentos. Apenas o estúdio de pilates no local está liberado. Em Pedro do Rio, duas padarias foram autuadas por permitirem o consumo de comida e bebida dentro dos estabelecimentos.

Um homem teve sua mercadoria apreendida no Centro. Ele vendia alimentos sem licença ou qualquer outro tipo de autorização na Rua Paulo Barbosa. Não foi a primeira vez que o rapaz causou problemas para a fiscalização.

“O pedido de licença dele foi negado e a venda só pode ser feita por quem tem autorização. Na última sexta, ele já tinha sido autuado pelos nossos fiscais e dessa vez recolhemos também a carrocinha. Nesse caso a orientação não deu certo e precisamos agir de maneira mais efetiva”, conta Karina Bronzo, secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

Houve também fiscalização quanto ao uso das máscaras em espaços públicos e em estabelecimentos comerciais. Agências bancárias foram fiscalizadas para a adoção de medidas de organização das filas. “Estabelecimentos que não respeitarem os decretos serão fechados. Caso sejam flagrados novamente, podem sofrer a sanção administrativa, através da multa”, esclarece Karina.

“É fundamental que os estabelecimentos cumpram os protocolos criados pela Vigilância Sanitária, como o uso do álcool em gel e de máscaras. Orientamos quanto a higienização das mãos e dos balcões, além de não permitir que os consumidores experimentem roupas no interior das lojas”, explica a coordenadora do Procon/Petrópolis, Raquel Motta.

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus), traz todas medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes. As equipes de fiscalização estarão na rua permanentemente para orientar a população e coibir irregularidades.

Participaram da operação “Faça a Sua Parte” agentes da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Meio Ambiente, Procon, Vigilância Sanitária, Guarda Civil e Defesa Civil.

Related posts

Siderúrgicas anunciam R$ 100,2 bi em investimentos no Brasil até 2028

admin

Mendonça empata julgamento sobre marco temporal no STF

admin

Jardim Botânico do Rio reabre bromeliário, após nove meses em obras

admin

Deixe um comentário