Cidade Destaques Últimas Notícias

Otimismo do brasileiro pode influenciar vendas do comércio varejista em Petrópolis em 2024

Para 61% dos consumidores, o cenário econômico do Brasil será melhor em 2024. O otimismo com o desenvolvimento econômico e fôlego para as finanças pessoais e familiares influenciam diretamente o comércio varejista que antevê vendas maiores confirmada a previsão de mais estabilidade e crescimento financeiro. A pesquisa aponta ainda que  15% aguardam um cenário igual e 12% pior. O levantamento, divulgado agora, foi realizado em dezembro, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas e pode refletir positivamente nas mais de quatro mil empresas de comércio e serviços em Petrópolis, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas.

Entre os que esperam um cenário melhor: 60% são otimistas e sempre acham que a situação pode melhorar; 49% esperam que haja crescimento econômico e 24% acreditam que o governo conseguirá realizar as reformas que o país precisa. O levantamento mostra ainda que 36% dos entrevistados acreditam que as condições da economia do país em 2023, primeiro ano da gestão Lula, melhoraram frente a 2022. Para 31%, o quadro piorou e outros 31% avaliam que o cenário se manteve.

“O otimismo do brasileiro está diretamente ligado ao poder de compra, refletindo a melhora na aquisição de bens materiais que proporcionam impacto positivo em sua qualidade de vida e bem-estar. Esse consumo maior dá essa perspectiva de ascensão e influencia no comércio diretamente em compras de artigos mais caros e o retorno de itens que haviam sido retirados momentaneamente da lista permanente de compras do consumidor. É uma expectativa boa para o comércio varejista de todos os setores”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.

Avaliando a própria situação financeira, 36% acreditam que melhorou em 2023 quando comparado a 2022, enquanto 34% afirmam que não melhorou nem piorou e 29% que piorou. Entre os motivos apontados pelos que afirmaram que a situação financeira pessoal teve melhora, 42% conseguiram organizar seu orçamento, 28% conseguiram fazer ou aumentar sua reserva financeira, 25% disseram que mais pessoas da família estão trabalhando e 23% estão fazendo trabalhos extras.

Para 2024, o levantamento mostra que  68% esperam que sua vida financeira seja melhor que em 2023, 18% acreditam que será igual e 6% que será pior. Entre os que esperam melhora na vida financeira, 58% acreditam que vão conseguir manter o pagamento das contas em dia, 50% que conseguirão economizar e guardar dinheiro; 46% realizar algum sonho de consumo e 38% preveem pagar as dívidas em atraso.

“A organização das finanças pessoais e da família apurada pela pesquisa é favorável ao comércio.  O equilíbrio das contas e a recuperação de crédito refletem que o brasileiro quer estar mais estabilizado e, assim, planejar adquirir mais artigos e bens duráveis”, analisa Cláudio Mohammad, apontando ainda que as ações governamentais precisam vir ao encontro das perspectivas dos consumidores. Os dados revelam que 37% dos entrevistados estão otimistas ou muito otimistas em relação à adoção de medidas do governo para que incentive o desenvolvimento econômico do país. Enquanto 31% estão pessimistas ou muito pessimistas e 27% não está otimista nem pessimista.Pesquisas também mostram que setores como comércio (com vendas 1,5% maiores em 2024), serviços (2,7% de crescimento) e turismo (2,1% a mais) têm chance de assinalar números positivos, ainda que menores que os de 2023, mas a estabilidade é vantajosa. “A empregabilidade também aumenta e, esses três setores, em Petrópolis, são importantes na economia. O crescimento ajuda a manter o ciclo de mais empregos, mais renda e mais consumo”, pondera o presidente da CDL Petrópolis.

Related posts

OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox

admin

Ministro quer aprovação do novo marco regulatório do gás este ano

admin

Petrobras fará transição energética de forma gradual, diz presidente

admin

Deixe um comentário