Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Parnaso reabre travessia Petrópolis-Teresópolis e camping

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das unidades de conservação mais conhecidas no país, reabriu a travessia Petrópolis-Teresópolis e o camping na chamada ‘parte alta’ do Parnaso.  O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pela área anunciou o agendamento para a atividade já a partir de sexta-feira (25).  A novidade é comemorada pelo trade turístico da cidade porque o Parnaso é considerado a melhor vitrine para o ecoturismo em Petrópolis com visibilidade no Brasil e exterior.  A APA-Petrópolis, na qual o Parnaso está localizado, é a terceira unidade de conservação mais visitada do país com dois milhões de pessoas por ano (número de 2019, pré-pandemia).

O Parnaso, que teve ingresso de visitantes reduzido na pandemia, com as flexibilizações na sequência já vinha permitindo a visita nas trilhas da ‘parte baixa’ e o acesso ao Morro do Açu, porém sem pernoite. Com a abertura autorizada pelo ICMBio, serão 30 vagas para pernoite no camping da Pedra do Sino e 30 vagas para pernoite no camping do Morro do Açu, limite diário aceito. O Parque, no entanto, exige agendamento prévio pelo site oficial www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos, além de uma série de recomendações de segurança para os visitantes.

Os Portais de Hércules, no Parnaso, são um cartão-postal do Brasil no exterior. Paredões e vales compõe o cenário que parece de ficção.  As trilhas que levam às partes altas do parque com cachoeiras e uma infinidade de espécies animais e uma vegetação rica completam o que já seria extraordinário.

Pietro Mendes, que desde 2014 guia turistas na travessia Petrópolis-Teresópolis, já tem dois grupos agendados para abril e maio nesta reabertura do Parque. “Recebo muita gente de outros estados que procuram os atrativos naturais e, em especial, o Parnaso. É uma alegria poder ter de volta essa opção de aventura”, afirma.

Com mais de 19 travessias por ano (no período pré-pandemia) José Ricardo Kreischer, outro guia especializado, diz que a expectativa por este retorno é alta. “São dois anos esperando e muita gente quer voltar a fazer a travessia e quem nunca fez está ansioso”, afirma. Ele acredita que a delimitação de público é uma forma de medir também a demanda que será muito alta.

Para quem quer uma aventura um pouco mais amena, a cidade tem uma variada opção de passeios de ecoturismo e turismo rural.  E a procura por estas atividades vem crescendo a cada ano.

“Ainda no período duro da pandemia tivemos o chamado ‘green tourism’ com visitantes buscando contato com a natureza e espaços amplos. Esta tendência vai permanecer e é muito saudável para o setor na cidade que tem potencial para explorar os recursos naturais. É importante ressaltar que este tipo de turismo é praticado por amantes da natureza que primam pela preservação e sustentabilidade, que é o que também queremos”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Nos últimos 13 anos, o turismo em áreas protegidas aumentou mais de 300%, chegando a 15 milhões de visitantes em Unidades de Conservação (UCs) federais em 2019. E a APA-Petrópolis só perde em visitação para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parnaso é o terceiro Parque Nacional mais antigo do país. Apenas Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que congrega empresas dos setores de hotelaria, gastronomia e prestadores de serviço, está participando do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) para acompanhar e propor ações públicas de proteção, incluindo a APA-Petrópolis.

Related posts

PM apreende 266 cápsulas de cocaína no Castelo São Manoel

admin

TRF mantém suspensa operação de mineradora na Serra do Curral, em MG

admin

TSE reforça ações de acessibilidade para as eleições

admin

Deixe um comentário