Uma das gigantes do mercado, a plataforma Booking.com, via Ministério do Turismo, divulgou lista com os destinos nacionais mais procurados para 2024, feita com base no maior crescimento anual no número de reservas. Surpreendentemente, nas reservas para o próximo ano, a tendência deixou de ser os destinos litorâneos no Brasil, desafiando a expectativa comum associada aos turistas nacionais. E Petrópolis é o destino em terceira colocação na preferência do viajante brasileiro em 2024, atrás apenas de Olímpia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa levou em conta os 1.000 destinos mais reservados para 2024.
“O Petrópolis Convention & Visitors Bureau comemora a previsão de alta no turismo da cidade e atribuiu a diversos fatores a escolha do público pelo município. “Estudos mostram desde a preferência por climas amenos até a oportunidade de contato com a natureza e eventos com vieses sustentáveis como atrativos, assim como a cultura e experiências como o circuito cervejeiro e o polo gastronômico. Petrópolis reúne tudo isso e muito mais e estamos felizes com a pesquisa e agora temos a missão de tornar a cidade ainda mais aprazível para que o visitante retorne em mais ocasiões e permaneça sempre cada vez mais tempo incluindo os dias de semana”, afirma o presidente da entidade, Samir el Ghaoui.
O presidente do PC&VB destaca a importância da pesquisa ter sido feita com base em números já garantidos de reservas e não em projeções. “São dados reais de quem já encomendou a sua estadia. Então, mais do que nunca, Petrópolis deve investir para aumentar esses números focando em atrações fora da alta temporada e em ampla divulgação dos roteiros já existentes e as novidades que estão sempre sendo lançadas”, pontua Samir el Ghaoui.
A Booking.com neste levantamento junto a seus usuários, chegou a oito destinos nacionais que registraram o maior crescimento anual no número de reservas. A pesquisa foi realizada em julho deste ano e revelada agora levando em consideração destinos reservados para 2024 por brasileiros na plataforma entre 1º de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023. Os destinos tinham que estar entre os 1.000 mais reservados. A lista resultante foi ordenada por aumento anual, com uma leve curadoria dos destinos para garantir a distribuição geográfica.
Petrópolis, assim como outras seis cidades mais bem colocadas na pesquisa, não faz parte do rol de capitais do país, comprovando a tendência de interiorização do turismo, fator ligado à segurança e também ao clima. “O viajante quer tranquilidade, sobretudo os vindos de áreas muito urbanizadas, de metrópoles, além de temperaturas mais amenas e de experiências que o marquem em bons momentos, que o façam ter memórias afetivas. E neste quesito, nossa cidade é impar”, completa o presidente do Petrópolis Convention.
Em meio à Mata Atlântica e a uma hora da capital, Petrópolis brinda seus visitantes com uma oferta gastronômica diversificada, uma variedade de hotéis que atendem a todos os gostos e tamanhos de bolsos, além de opções irresistíveis para os amantes do turismo rural e da natureza. A cidade tem 119 meios de hospedagem com 6,5 mil leitos, a maior oferta da região serrana. “Há o forte apelo cultural sendo Petrópolis a ‘cidade imperial’, uma experiência única, principalmente pelo roteiro imperdível pelos palácios e palacetes do Centro Histórico, mas o turista, cada vez mais, descobre outras facetas encantadoras do município”, afirma Samir el Ghaoui.
Poços de Caldas (MG), Brasília (DF), Teresina (PI), Ouro Preto (MG) e Blumenau (SC) são as demais cinco cidades que compõe a lista dos oito destinos mais reservados para 2024 nesta pesquisa Booking via Ministério do Turismo.