Cidade Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Petrópolis Gourmet 2022 encerra evidenciando os chefs e interagindo com o público

Uma das edições mais festejadas dos últimos tempos, o Petrópolis Gourmet chegou ao fim neste domingo (13) depois de 18 dias apresentando criações exclusivas de 31 bares, restaurantes, cafeterias e confeitarias. A edição de número 22 do evento foi celebrada como uma das mais cativantes pela originalidade do tema que envolveu pesquisa histórica de cardápios centenários e pela criatividade e ousadia dos chefs. Em interação com o público, a última atração, sábado (12), levou premiados chefs para a Praça da Inconfidência onde foram servidas mais de 300 porções de degustação de um arroz de carreteiro feito a seis mãos: os chefs Wallace Braz, do Katsura Culinária Japonesa; Frederico Justen, do Boteco Bertone e Cristina Pellegrini, da Casa Pellegrini.

A movimentação entre hotelaria e gastronomia nestes três finais de semana de festival girou em torno de R$ 6,6 milhões de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, organizador do evento.  O Petrópolis Gourmet deste ano apresentou o tema “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira”, celebrando o bicentenário da Independência e personificado em D. João VI, amante da boa e simples gastronomia. 

“O festival é a porta de entrada para quem vem em busca de nova experiência gastronômica e, que, depois, também ‘passeia’ pelas demais opções de culinária que a cidade oferece.  Além do benefício direto e imediato, o Petrópolis Gourmet coloca a cidade em evidência de forma nacional e acende o desejo de conhecer a Cidade Imperial não apenas durante o festival, mas em outras épocas do ano”, considera o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.

Este ano, o festival teve a curadoria do chef Marco Lima, petropolitano reconhecido internacionalmente e radicado na Itália.  “Foi uma edição especial, com os chefs mostrando talentos incríveis. Participei em outros anos e este foi especial. Petrópolis tem chefs excepcionais e as receitas foram inesquecíveis”, considera Marco Lima.

O concurso de melhor menu (cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa) escolheu dois chefs e a premiação é um investimento no potencial desses artistas: oficina do Le Cordon Bleu, que será realizada na Casa Marambaia.  Já o vencedor entre delicatessens, cafeterias e sorveterias ganhou uma oficina na Sucrè Patisserrie, escola de confeitaria localizada em Petrópolis, que tem à frente o chef Riciê Pereira, também natural da cidade e que é formado na França e reconhecido em sua especialidade. 

“Os pratos foram originais, criativos e saborosos. O concurso que elegeu os melhores foi um desafio grande porque todos foram excelentes. Estamos felizes de também termos celebrado os chefs, esses artistas da culinária, e estamos pensando no próximo desafio, que será o Petrópolis Gourmet 2023”, completa Fabiano Barros.

O festival este ano também interagiu com o público com aulas-shows realizadas por chefs de Petrópolis e do Rio no dia 05, no Shopping Vilarejo e ainda com o Agito Gastronômico sábado (12) na Praça da Inconfidência.

**O Petrópolis Gourmet foi realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e tem o patrocínio de Águas do Imperador e Toyoserra e o apoio da Cervejaria Odin, Sucrè Escola de Confeitaria, Toyoserra, Distribuidora de Bebidas Serrana, Mega Beef, Marco Aurélio Lopes Sommelier e Prefeitura de Petrópolis. 

Related posts

STF retoma julgamento sobre prisão imediata após condenação pelo júri

admin

Secretaria de Estado de Saúde lança Painel Dengue, plataforma que será atualizada semanalmente

admin

Imposto Único: ministério diz que dialoga com estados e municípios

admin

Deixe um comentário