Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Petrópolis Gourmet entra no segundo final de semana celebrando história e modernidade

O Petrópolis Gourmet, que segue até o dia 13 de novembro em 31 bares e restaurantes, entra no segundo final de semana celebrando uma das melhores edições dos últimos tempos e que faz um resgate histórico unido à modernidade.  O tema “Sabores de João, um passeio pela culinária da monarquia brasileira” desafiou os chefs dos restaurantes participantes a elaborar receitas inspiradas em D. João VI, Rei do Brasil e de Portugal. E a missão foi cumprida com sabor: receitas deliciosas e pratos que viajam no tempo. O Petrópolis Gourmet, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, chegou a sua 22ª edição e foi personificado em D. João VI, amante da boa e simples gastronomia.  A programação completa do festival, pratos e chefs podem ser conferidos em www.petropolisgourmet.com.br.

“Está sendo um sucesso e, além do público prestigiar e querer conhecer os cardápios especiais, os chefs, que são a alma do festival, porque estão à frente das cozinhas, estão também curtindo muito a participação desafiadora e que vem repercutindo de forma muito bacana. O festival é consolidado no calendário de eventos de Petrópolis e impulsiona o turismo com cerca de 25 mil pessoas de público diluídas em 16 dias de programação”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

O que não falta é originalidade, criatividade e muito sabor nos pratos de todos os participantes. “É mesmo incrível essa edição pela qualidade que se apresenta”, considera o diretor de gastronomia do PC&VB, Múcio Maffacioli. Ele frisa a sensibilização dos empresários que aderiram ao evento promovendo institucionalmente a cidade. “É mais que um festival que reúne bares e restaurantes. O Petrópolis Gourmet e um evento que evidencia o nome da cidade como referência em gastronomia”, pontua.

O frango, uma das preferências de D. João VI, é o carro-chefe do festival que inclui ainda peixes nacionais, porco, frutas da estação, legumes e uma cachaçinha, produto 100% nacional.  O festival faz uma viagem ao passado e traz essas referências também como homenagem ao bicentenário da Independência.

O Locanda Centro apresenta o “O Rei da Colônia”, um duo de coxa e sobrecoxa de frango, batata doce assada com cebola calabresa e, como sobremesa, compota de laranja quincã. Já o Adega Santarém está brindando o público com uma barriga de porco pururucada com mousseline de legumes.

O Boteco Bertone, que participa pela primeira vez, vem com um prato composto por paleta suína prensada, mousseline de batata baroa e farofinha de abacaxi acompanhado do bolinho de frango com quiabo crocante. E até mesmo a cozinha oriental entrou na dança com o Katsura Culinária Japonesa, que lançou uma barriga de porco “cozida lentamente em shoyu em berço esplêndido de Gohan”.

Todos esses menus foram premiados no concurso que elegeu melhores pratos e chefs revelação.  E o primeiro lugar, do Ariá Cozinha Artesanal, batizado de “Aclamação no Terreiro do Paço, Folga no galinheiro”, é um arroz de chouriço na carqueja.  Já entre as sobremesas, a eleita foi o sorbet de manga, redução de laranja Bahia, laranja cristalizada, cestinha de biscoito com ganache de chocolate, do Sorvete Brasil.

Related posts

Fiocruz inicia distribuição do antirretroviral Dolutegravir

admin

Projeto de Lei que torna plano de evacuação obrigatório é aprovado na Câmara

admin

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 90 milhões

admin

Deixe um comentário