Petrópolis foi oficialmente declarada Capital Estadual do Casamento. A confirmação veio com a publicação, no Diário Oficial do Estado, da Lei 9.709, de 8 de junho de 2022, assinada pelo governador Cláudio Castro. A proposta, apresentada ao Governo do Estado pelo deputado estadual Gustavo Tutuca – que assinou o projeto junto do deputado Marcus Vinícius – atende a um pedido feito em abril pelo vereador Hingo Hammes, presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, junto da AssociEventos.
“A cadeia produtiva de casamentos em Petrópolis envolve mais de 5 mil pessoas, incluindo trabalhadores do comércio, hotéis, restaurantes e salões de beleza, entre outros. São mais de 300 empresas em atividade”, lembrou o vereador Hingo Hammes, destacando a importância do título para a cidade. “Petrópolis tem um enorme potencial para este mercado. A cidade, que já é reconhecida como a Capital Estadual da Cerveja, agora, com este título, vai se firmar ainda mais neste segmento, fomentando o mercado e gerando mais oportunidades a todos os que atuam no setor, seja no comércio ou na prestação de serviços”, frisou.
Dados da AssociEventos mostram que a cidade sedia anualmente cerca de 700 eventos de casamentos e dispõe de mais de 100 espaços para a realização de cerimônias e festas. “Esta é uma importante conquista para a cidade e para todos os que atuam neste segmento. Petrópolis já é referência no Brasil, com profissionais altamente qualificados, e este título vem reforçar ainda mais esta posição de destaque. É importante lembrar que os casamentos geram movimento em toda uma cadeia: hotéis, restaurantes, comércio, serviços de beleza, etc. Este movimento faz parte do plano da AssociEventos para a retomada e o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o presidente da associação, o empresário Rodrigo Paiva.