Cidade Destaques Últimas Notícias

Petrópolis sedia em novembro o I Simpósio Serrano de Fibrilação Atrial

Petrópolis, cidade serrana a 65 quilômetros do Rio de Janeiro, vai sediar no dia 11 de novembro o I Simpósio Serrano de Fibrilação Atrial. O evento é voltado à classe médica – em especial cardiologistas, neurologistas, clínicos e geriatras – e terá entre os palestrantes alguns dos principais nomes da cardiologia no país, como a diretora nacional da Cardiologia da Rede D’Or, Dra. Olga Souza; o coordenador do laboratório de eletrofisiologia cardíaca da Rede D’Or São Luís/RJ, Dr. Nilson Araújo. O evento é iniciativa do cardiologista petropolitano Dr. Tayene Quintella e será realizado no Villa Itaipava Resort, em Itaipava, das 8h30 às 14h30. Toda a programação é gratuita e, para participar, basta se inscrever no site www.simposioserranofa.com.br. As vagas são limitadas. 

Especialista no tratamento de arritmias cardíacas, Dr. Tayene Quintella, que integra a equipe de Cardiologia do Hospital Santa Teresa, explica que a fibrilação atrial é a arritmia com maior prevalência no mundo: segundo dados da Organização Mundial de Saúde, são mais de 50 milhões de casos. “Nos últimos anos, o avanço das tecnologias abriu caminho para o tratamento dos pacientes, mesmo nos casos mais graves. Hoje, uma abordagem ampla e precoce, com tratamento adequado, amplia de forma significativa as chances de quem sofre com o problema”, explica ele. 

A realização do simpósio em Petrópolis considera o desenvolvimento de um serviço de Arritmia e Eletrofisiologia na região. “Esse serviço vem sendo estruturado nos últimos três anos com o apoio do Dr. Nélio Gomes, coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Teresa, e a demanda de pacientes é crescente. Nossa intenção é que os médicos da região estejam prontos para que possam orientar os pacientes e também atuar diretamente no tratamento especializado da fibrilação atrial, um segmento em constante evolução diante do rápido desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas”, detalha Dr. Tayene Quintella. 

Também estão confirmados no evento o especialista em Eletrofisiologia Dr. Claudio Munhoz, o especialista em Cardiologia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Dr. Rafael Rangel, e o médico do serviço de Arritmia e Eletrofisiologia da Rede D’Or e do Hospital Federal da Lagoa, Dr. Rodrigo Cosenza, entre outros. 

Confira a programação: 
I Simpósio Serrano de Fibrilação Atrial11 de novembro – 8h30 às 14h30Tema: Do básico ao avançado, como podemos beneficiar nossos pacientes?

Abertura – Dr. Tayene QuintellaPalestra: Cenário Atual da Fibrilação Atrial – Dra. Olga SouzaPalestra: A importância dos protocolos gerenciados e linhas de cuidado no tratamento hospitalar da Fibrilação Atrial – Enfermeira Thaís AbijaudePalestra: O impacto de comorbidades no tratamento da Fibrilação Atrial: obesidade, diabetes mellitus e apneia do sono – Dra. Érica FerreiraPalestra: Métodos diagnósticos da Fibrilação Atrial – Dr. Rafael RangelPalestra: Imagem no tratamento da Fibrilação Atrial (ecocardiograma transtorácico, transesofágico e intracardíaco, angiotomografia e angiorressonância – Dr. Marco Antonio ValverdePalestra: Anticoagulação – Dr. Tayene QuintellaPalestra: Estratégias de Controle do Ritmo – Dr. Nilson AraújoPalestra: Ablação da junção atrioventricular e dispositivos implantáveis – Dr. Rodrigo CosenzaPalestra Oclusão de auriculeta esquerda – Dr. Claudio Munhoz

* Inscrições gratuitas em www.simposioserranofa.com.br

Related posts

Produção de motocicletas aumenta 13,1% em setembro

admin

Brasil registra mais de 241 mil casos de covid-19

admin

Exportações brasileiras superam marca de US$ 300 bi pelo segundo ano

admin

Deixe um comentário