Cidade Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Petrópolis tem saldo positivo em contratações no setor de hospedagem e alimentação em 2021

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, revelam que Petrópolis teve saldo positivo em contratações de mão de obra no setor de alojamento e alimentação em 2021. Ao todo, foram 513 novos postos formais ao longo do ano. Só no mês de dezembro, foram gerados 85 empregos. Com isso, o setor de turismo demonstra força para geração de empregos e recuperação da economia da cidade afetada pela crise da covid-19.

O segmento é impulsionado por grandes eventos, como o Natal Imperial, que atraiu mais de 300 mil pessoas para a cidade. O Caged mostra que só em dezembro Petrópolis teve 85 novas vagas preenchidas por trabalhadores em alojamento e alimentação.

Presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Petrópolis, Germano Valente explica que os números não chegaram a compensar as perdas de postos de trabalho de 2020, mas foi um ano de grande avanço. “Diante do cenário atual, o que mais a cidade precisa hoje é aumentar os postos de trabalho e o Turismo, que é intensivo em mão de obra, pode ajudar muito neste processo”, diz. Para Germano, ter eventos, como o Natal Imperial, potencializam as contratações.

Silvia Guedon, Secretária da Turispetro, reforça que o Natal Imperial é certamente um atrativo para incrementar o turismo, e vem consolidando-se a cada ano, movimentando toda a cadeia turística, gerando empregos (diretos e indiretos) e renda.

“O resultado apontado pelo Caged reflete o diferencial resultante do período do Natal Imperial. Deve ser lembrado que a alta temporada na Serra é o período de inverno, o que, comparativamente, demonstra que o período do Natal se consolidou no nosso calendário”, comenta.

Importante parceiro para realização do evento, o Natal Sesc já se consolidou na programação da cidade e também representa um atrativo turístico de fundamental relevância para o município. Segundo Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ, este é um projeto que já faz parte do calendário de eventos da cidade, assim como o Festival Sesc de Inverno e, mais recentemente, o Sesc Verão. 

“Ao mesmo tempo em que oferecemos educação, cultura, lazer, saúde e assistência à população com esses eventos, estamos também estimulando a economia local. Esses projetos atraem um grande contingente de turistas que movimentam diversas cadeias produtivas, resultando em geração de emprego e renda na região”, destaca.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Petrópolis, Luciana Porto afirma que ter eventos como a Bauernfest e o Natal Imperial, entre outros,faz com que os hotéis fiquem cheios e, consequentemente, os restaurantes e lanchonetes gerando renda para esses setores e criando a necessidade de se empregar mais.

De acordo com Luciana, o turista quando chega na cidade quer ter coisas para ver e se divertir. “Esses eventos saciam esse desejo dos nossos turistas. E com mais eventos, mais geração de emprego e renda, que é a nossa preocupação. Quanto mais empregos mais fortalecida fica a nossa categoria, modificando um conjunto de fatores que contribuem para o crescimento da cidade como um todo”, conclui.

Related posts

Livrarias lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas

admin

Licitação para linhas operadas pela Viação Cascatinha deve acontecer neste ano

admin

Aprovado projeto que garante a doadores de medula óssea a isenção de taxas de inscrição em concursos públicos

admin

Deixe um comentário