Destaques Política Últimas Notícias

Petrópolis terá semana municipal para prevenção e tratamento da incontinência urinária

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (21) Projeto de Lei (1877/2022) que institui, no calendário municipal, a Semana Municipal para Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária. A iniciativa, do vereador Dr. Mauro Peralta, prevê que a semana de conscientização será realizada anualmente na semana de 14 a 21 de março.

Médico, Dr. Mauro Peralta lembra que, embora atinja pessoas de diversas faixas etárias e gêneros, a incontinência urinária é mais frequente entre as mulheres, aumentando a incidência com a idade. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa lidam com o problema. Na população brasileira, incluindo homens e mulheres, estima-se que 5% sofram de incontinência urinária.

“Há diferentes tipos de incontinência urinária, sendo os principais a incontinência de esforço, que se manifesta associada a esforços físicos ou a tosse e espirros, e a de urgência, que surge súbita e inesperadamente em meio às atividades diárias. São causadas, em geral, pelo comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez e parto, tumores malignos ou benignos, doenças que comprimem a bexiga, obesidade e determinadas intervenções cirúrgicas”, explica o parlamentar.

Com a semana de conscientização, Dr. Mauro Peralta busca chamar atenção para a importância da prevenção e também do tratamento do distúrbio, garantindo uma melhor qualidade de vida a quem sofre com o problema. “O tratamento pode incluir fisioterapia e também cirurgia. O importante é que as pessoas saibam que há como tratar. Basta que busquem orientação médica”, finaliza.

O projeto, agora, segue para o Poder Executivo.

Related posts

Brasil tem 12,2 milhões de pessoas sem trabalho, segundo IBGE

admin

Vereadora pede prioridade na marcação de cirurgias ou procedimentos com biópsia em pacientes com suspeita de neoplasias

admin

Medidas de isolamento reduzem velocidade de contágio no Rio

admin

Deixe um comentário