A Praça Dom Pedro recebeu nesta quarta-feira (04.12), mais uma edição do projeto de “cinoterapia de rua”. Os dois golden retriever do Grupamento de Operações com Cães – Chico e Jujuba – que tem a missão de proporcionar alegria e descontração para pacientes em tratamento, crianças em creches e idosos cuidados em lares assistenciais foram levados para o contato direto com pelo menos 150 pessoas que passaram pelo local. O prefeito Bernardo Rossi, ao lado do vice Baninho, acompanhou a ação e ainda esteve mais dois eventos realizados na praça: a Mostra de Educação Popular em Saúde e o atendimento itinerante promovido pela Comissão em Defesa do Consumidor da Alerj e pelo Procon Petrópolis.
A “cinoterapia de rua” teve início na semana passada e proporciona a oportunidade para todas as pessoas tirarem fotos, fazer carinho e brincar com os cachorros. Essas ações serão repetidas semanalmente durante o mês de dezembro – na semana que vem, por exemplo, a ideia é levar o projeto para Corrêas.
“O projeto de cinoterapia tem um papel muito importante para as pessoas em tratamento de câncer no CTO e agora todas as pessoas estão tendo a mesma oportunidade de ter um momento de carinho com esses cães. É um lado social e humano da nossa Guarda Civil, que tem um trabalho grandioso na cidade e que chega agora para toda população”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Quem teve oportunidade de passar alguns minutos com os cães foram Luís Miguel, de 11 anos, e Michael, de oito, que estiveram na Praça Dom Pedro com mãe, Viviane Azevedo da Silva, no momento da “cinoterapia de rua”. Ela gostou de conhecer o trabalho feito pela Guarda Civil.
“Acho muito bom que esses cães sejam levados para pessoas doentes, é muito legal essa ideia, acho que ajuda desenvolver o tratamento dessas pessoas. Meus filhos ficaram encantados, foi muito bom para eles”, afirmou.
Só neste ano, a cinoterapia já aconteceu mais de 50 vezes no Centro de Terapia Oncológica (CTO), em instituições de acolhimento de idosos e também em unidades escolares do município. O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil existe há mais de dois anos e meio com 10 cães, sendo usados para o trabalho de proteção e contenção de confusões e brigas, detecção de drogas, armas e explosivos, resgate em escombros, além de cinoterapia.
Outros dois eventos na Praça Dom Pedro
A Praça Dom Pedro ainda foi palco de mais dois eventos nesta quarta-feira (04.12) acompanhados pelo prefeito Bernardo Rossi: a Mostra de Educação Popular em Saúde e o atendimento itinerante da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj e do Procon Petrópolis.
A Secretaria de Saúde promoveu a Mostra de Educação Popular em Saúde, que encerrou o curso de aperfeiçoamento desenvolvido com agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, profissionais da Atenção Básica e representantes de movimentos sociais. Durante o curso, os profissionais fizeram visitas nas comunidades atendidas para levantar sugestões de práticas e projetos que podem resultar em melhoria da qualidade de Saúde da comunidade. Uma das participantes foi a agente comunitária Eliane da Costa, que atua no Retiro.
“O principal que eu identifiquei foi a necessidade de desenvolver projetos voltados para os jovens, principalmente de esporte e lazer. A partir de agora, vamos procurar parcerias dentro das próprias comunidades com pessoas que podem ensinar, por exemplo, capoeira ou judô, ou incentivar essas práticas, como uma forma de trabalhar também a questão da saúde”, explicou.
Também na Praça Dom Pedro, o Procon Móvel e a van da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj promoveram orientação sobre relação de consumo, direitos e deveres do consumidor e ainda recebeu reclamações. Essa é a primeira vez que a unidade móvel da Assembleia Legislativa vem para Petrópolis e, após dois dias no Centro, a iniciativa vai estar nesta quinta e sexta em Itaipava.