Cidade Últimas Notícias

Prefeito Bernardo Rossi conhece o Centro de Controle Operacional da Águas do Imperador

Segunda melhor cidade do Estado quando o assunto é saneamento básico, Petrópolis continua investindo para oferecer serviços ainda melhores para a população nesta área. E uma das apostas é a tecnologia. O prefeito Bernardo Rossi conheceu nesta quinta-feira (06/08) o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária Águas do Imperador. O local é uma grande central de monitoramento de todo sistema de abastecimento e tratamento de água e de coleta e tratamento de esgoto em toda cidade. O espaço acompanha não apenas a prestação, mas também a qualidade dos serviços de saneamento em Petrópolis.

O Ranking do Saneamento, um levantamento anual feito pelo instituto Trata Brasil, mostrou no estudo de 2020 que apenas Niterói fica à frente do município no Rio de Janeiro. Petrópolis é a 20ª melhor cidade no país, com 96,93% da população atendida com água tratada e 84,45% com coleta de esgoto. Mesmo com os bons resultados, o município continua vendo investimentos na área: a Águas do Imperador está aplicando quase R$ 100 milhões em recursos obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – um planejamento que segue até 2023.

“Petrópolis também é referência em água e esgoto. Nós assinamos recentemente um termo de investimentos de quase R$ 100 milhões com recursos do BNDES. São mais investimentos em estações de tratamento, como a ETA Araras, que também será monitorada por aqui e vai beneficiar mais de 120 mil moradores dos distritos. Aqui no CCO é utilizada tecnologia de ponta, é a inteligência para que esses serviços sejam prestados com qualidade para a população”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O CCO da Águas do Imperador monitora dados em tempo real das setes ETAs instaladas no município, de oito ETEs, de 11 pontos de captação de água, além de informações sobre quantidade de cadastros, de água e esgoto, gestão de perdas, consumo, monitoramento de frota. Tudo isso permite, por exemplo, tomar medidas de reparos. Um exemplo é a manutenção que foi necessário realizar na manhã desta quinta após um vazamento detectado na Rua 7 de Abril (Centro). Essa situação foi constata no monitoramento, onde foi possível observar uma perda de vazão de água na rede que passa pelo local – a partir disso, foi organizado o conserto na via, realizado logo pela manhã.

Outra utilidade CCO é que a ferramenta também permite traçar ações para o futuro de acordo com mudanças de cenários – mais ou menos consumo de água, seja de forma definitiva (chegada de algum novo empreendimento) ou provisória (como em época de eventos), estiagem, entre outros.

“Nosso objetivo é o desenvolvimento da cidade e a tranquilidade para a população, seja o morador ou o comerciante, a indústria, o investidor que vem para cidade. Tudo que acontece na dinâmica a cidade e que impacta no abastecimento de água e na coleta de esgoto é representado aqui. Fazemos o monitoramento de pressão, vazão de água, um controle em tempo real de todas as captações de água, a qualidade o tratamento de água e esgoto. E esse conjunto todo é para a cidade investir em qualidade de vida”, explica o superintendente da Águas do Imperador, Márcio Salles.

Related posts

Alerj aguarda PGR se manifestar sobre impeachment de Witzel

admin

‘Petrópolis 2030’ começa a ser trabalhada por 21 instituições empresariais junto ao governo do Estado

admin

Terminam hoje inscrições para o Sisu

admin

Deixe um comentário