O prefeito Bernardo Rossi entregou a academia ao ar livre na Praça de Secretário nesta terça-feira (07.07). O espaço foi construído em piso de concreto e conta com seis aparelhos novos que permitem exercitar todos os grupos musculares do corpo. O local conta ainda com um painel de alongamentos. Uma estrutura semelhante será instalada em Nogueira ainda neste mês.
Ainda na Praça de Secretário, a prefeitura colocou balanço, gangorra e trocou todas as lixeiras e quatro bancos. Em breve, a quadra de futebol também passará por melhorias. “Além de valorizar o lugar, permite que as pessoas tenham acesso ao lazer e a prática esportiva. Lembrando sempre que os exercícios trazem uma série de benefícios para a saúde”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
Os exercícios físicos podem auxiliam na promoção da saúde e amenizam doenças, aumentando a qualidade e a expectativa de vida na velhice. Segundo Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer, a nova estrutura vai permitir mais segurança e comodidade para os frequentadores da Praça de Secretário.
“São equipamentos novos que entram no lugar de uma estrutura antiga que já existia no local. É possível realizar exercícios que aumentam a mobilidade e desenvolvem a coordenação motora. Ainda neste mês, vamos instalar equipamentos semelhantes em Nogueira”, conta Berg.
As duas academias são verba proveniente de emenda parlamentar do Ministério da Cidadania (pasta que engloba o extinto Ministério do Esporte).
Academias podem abrir a partir da próxima segunda-feira
O funcionamento desses estabelecimentos segue normas e protocolos determinados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) e também deve seguir a nota técnica estabelecida pela Secretaria de Saúde. Entre as regras estão: o número de clientes, atentando sempre para uma área de 6,25m² por pessoa (dessa forma, com distanciamento de 2m), a instalação de tapetes sanitizantes nas entradas e a disponibilização de álcool em gel. O horário de funcionamento ficará restrito de segunda a sexta-feira, das 5h às 12h e retornando às 17h indo até às 22h (Nos primeiros 30 dias que se sucedem a reabertura).
O governo municipal mantém atenção nas medidas de proteção à saúde dos petropolitanos e no nível de ocupação de leitos, que permanecem baixos. Com 24,59% de leitos de UTI em uso pelo SUS e 39,29% de leitos clínicos nesta segunda (06.07), a prefeitura autorizou a reabertura das academias na próxima segunda-feira (13.07). Porém, vale ressaltar que caso a ocupação dos leitos do SUS chegue a 80%, o município irá recuar e não descarta a possibilidade de um lockdown.