A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Petrópolis participou da 8ª edição da abertura da Temporada de Montanhismo de Petrópolis (ATM 2025), realizada em dois dias na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e no Centro de Cultura Raul de Leoni. O evento reuniu ações esportivas, culturais e de educação ambiental com o objetivo de incentivar a prática do montanhismo na cidade.
Durante a programação, a secretaria promoveu uma roda de conversa sobre os aparelhos de proteção ambiental de Petrópolis, com a participação de Julia Horta, Thaisa Carvalho e Edson Gonçalves. Entre os principais instrumentos de conservação apresentados estão o Parque Natural Municipal Padre Quinha, a Floresta Municipal Quarteirão Italiano, o Monumento Natural da Pedra do Elefante, além das trilhas ecológicas como a do Cobiçado, Ventania, Pedra do Quitandinha, Pedra do Cortiço, Seio de Vênus, Castelhinho e outras inseridas em áreas protegidas sob gestão municipal.
Além da roda de conversa, a Secretaria de Meio Ambiente montou um estande voltado à divulgação de suas atividades, com painéis informativos sobre educação ambiental, unidades de conservação e ações de sensibilização desenvolvidas nas escolas e em espaços públicos da cidade.
“O montanhismo faz parte da identidade de Petrópolis, e eventos como esse mostram a força da cidade na promoção do esporte aliado à proteção dos nossos recursos naturais. A ATM é uma oportunidade para fortalecer a conscientização e aproximar a população das nossas trilhas e unidades de conservação”, declarou o prefeito Hingo Hammes, que tem por formação a Educação Física.
“O montanhismo é um instrumento importante para a educação ambiental e a valorização dos territórios naturais. A participação da Secretaria é essencial para dialogar com os praticantes sobre o papel das trilhas, das unidades de conservação e do trabalho contínuo que realizamos para garantir o acesso sustentável a esses espaços”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho (Baninho).
A ATM 2025 Petrópolis foi promovida pelo Centro Excursionista Petropolitano (CEP) e pelo projeto Expedições, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – Unidade Petrópolis. O evento ainda contou com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias de Esporte, Meio Ambiente, Turismo e do Instituto Municipal de Cultura – IMC.
Outros apoiadores da iniciativa foram o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), escoteiros e empresários do setor de esportes de aventura e segurança em altura.