A prefeitura e a 105a DP vão ampliar o atendimento social prestado na delegacia do Retiro. A Secretaria de Assistência Social vai disponibilizar, à pedido da delegada Juliana Ziehe, uma psicóloga para recepcionar pessoas que procuram a Polícia Civil para casos que não envolvem crimes – por exemplo, perda de documentos ou questões relativas a visitas aos filhos.
Essa parceria já ocorre atualmente, de segunda a quinta, mas o objetivo é permitir que esse atendimento ocorra também às sextas. Para ampliar esse serviço, a Secretaria de Assistência Social vai firmar um novo termo de cooperação técnica com a delegacia.
“Nós já temos uma parceria muito grande com a Polícia Civil, desde o Ciop, o projeto Minha Aurora, a Sala Lilás. E também já atuamos em conjunto nesse atendimento social. Temos uma psicóloga já atendendo aqui e vamos providenciar uma segunda pessoa para ampliar esse trabalho”, garantiu o prefeito Bernardo Rossi.
“Em muitos casos, as pessoas procuram a delegacia, mas não precisam registrar um crime. Então esse primeiro atendimento é muito importante porque essa pessoa não precisa ficar esperando, ela pode ser acolhida e liberada mais rápido”, disse a delegada.
Quem perdeu documentos, por exemplo, é encaminhado ao setor onde pode conseguir uma nova via e resolver a situação mais rapidamente.
O prefeito Bernardo Rossi conversou a delegada Juliana Ziehe junto com a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, a secretária de Saúde, Fabíola Heck, e o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.