A plataforma digital do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) de Petrópolis, desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, foi apresentado a representantes da Fiocruz durante reunião no Palácio Itaboraí nesta sexta-feira (13). O objetivo do encontro é fortalecer a rede de Educação Ambiental da cidade.
“Que possamos trazer ideias e propostas para o desenvolvimento de ações para o Meio Ambiente nas escolas da nossa cidade e também para as comunidades”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. “Essa plataforma vai servir para estreitar os laços de todos os atores envolvidos e vamos sim poder ajudar e integrar essa rede”, comentou a pesquisadora da Fiocruz, Jane Costa.
A plataforma foi apresentada pelo diretor administrativo da Secretaria de Educação, Anderson Campos. A ferramenta está em fase final de construção e vai permitir que os professores, em sala de aula, possam desenvolver atividades de Educação Ambiental com os alunos. A plataforma também poderá ser acessada pelo público em geral e ficará hospedada no site da Prefeitura, sendo totalmente interativa. “Queremos conectar os atores que já estão desenvolvendo Educação Ambiental”, frisou Anderson.
O vice-diretor de Ensino da Fiocruz, Ademir Martins, ressaltou a importância de entender as especificidades de cada região para desenvolvimento das ações. “É preciso entender a visão de cada localidade e como é a melhor forma de transmitir essa mensagem”. A plataforma será dividida em seis eixos com a principal missão de “transformar conhecimento em mudança de comportamento para a conservação e proteção da Mata Atlântica”.
Além das escolas, o Programa Municipal de Educação Ambiental também tem foco nas comunidades, empresas e Administração Pública.