Em meio à crise do coronavírus e a necessidade do isolamento social, as aulas do Agita Petrópolis foram suspensas pela prefeitura por tempo indeterminado. No entanto, os professores de Educação Física responsáveis pelos 17 núcleos do programa – que atende regularmente cerca de 2,5 mil pessoas – estão usando as redes sociais para ensinar exercícios que podem ser realizados em casa. O grande desafio dos profissionais é estimular a prática de atividade física neste momento de crise.
E a proposta – implementada na última semana – está trazendo resultados positivos, como explica o superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberguer. Os alunos do programa estão enviando fotos e vídeos com os exercícios realizados. “Isolamento social sim, mas ociosidade não. Precisamos lembrar que o ótimo é inimigo do bom, ou seja, mesmo que o espaço não seja o ideal, algum tipo de exercício podemos fazer”, explicou.
Nas redes sociais oficiais da prefeitura, vídeos estão sendo publicados com dicas dos professores que atuam no programa. São exercícios que lembram as aulas presenciais de ginástica e de dança. O objetivo é estimular a prática esportiva neste período. “Dessa forma eu não perco o ritmo. Depois que comecei no Agita, perdi peso e tenho mais qualidade de vida”, garante Adriana Teles, aluna do núcleo do Centro.
Além do Agita Petrópolis, o Festival das Comunidades, os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) e os eventos esportivos também estão suspensos. O Circuito Imperial de Lazer – na Av. Barão do Rio Branco e da Rua Imperador – também não estão funcionando.
“Os eventos esportivos, em sua grande maioria, envolvem muitas pessoas. Neste momento, precisamos evitar as aglomerações e seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que é ficar em casa. Também suspendemos as atividades de outros programas regulares como forma de prevenção”, completa o superintendente.