A prefeitura continua realizando testes rápidos de detecção do Coronavírus em profissionais que atuam em contato com público. Nesta quinta-feira (02.07), a Secretaria de Saúde aplicou os exames em agentes da Guarda Civil. São 206 pessoas que serão testados na corporação.
O município está fazendo a testagem dos funcionários da Comdep, Procon, CPTrans e das secretarias de Saúde, Obras e Assistência Social.
“São trabalhadores que continuam trabalhando todos os dias, seja nos serviços de limpeza e manutenção da cidade, seja nas ações de fiscalização ou outras tantas ações junto à população. É fundamental que esses funcionários saibam se já estiveram infectados ou não e possam continuar se protegendo”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
“O objetivo é verificar se esses agentes estiveram em contato com o vírus ou não. Os testes rápidos identificam a carga viral depois de pelo menos sete dias, ou seja, os resultados dos testes aqui vão refletir uma infecção que já aconteceu e uma pessoa que já esteve doente, não teve sintomas e não precisou ser internado”, explica a secretária de Saúde, Fabíola Heck. Ela acrescenta que um resultado negativo reforça a necessidade de manter as ações de prevenção, como uso de máscara, higienização constante e uso de álcool em gel.
Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Petrópolis (AGCMP), Luiz Fernando Neiva ressalta que todos os agentes farão os testes, mesmo os que estão afastados por idade.
“Essa é uma ação importantíssima. Nós temos guardas fazendo os serviços de controle sanitário, temos contato direto com a população e podemos estar expostos a pessoas infectadas. Também atuamos na fiscalização e continuamos no trânsito. Então é importante para a contenção propagar para casa, para vizinhos e para a própria população”, disse.
Os testes em profissionais da prefeitura que atuam em contato com o público fazem parte da testagem em massa que está sendo feito em toda população. A prefeitura está adquirindo 50 mil exames e terá 62 mil kits para detectar o Coronavírus. Os exames estão sendo feitos em sistema de drive thru (com duas etapas realizadas e mais seis no calendário da Secretaria de Saúde até agosto) e nas UBSs do município – em ambos os casos, é necessário agendamento prévio pelo site da prefeitura. Os testes são aplicados em pessoas que apresentaram sintomas como tosse, febre ou dificuldades respiratórias há, pelo menos, sete dias.