Educadores culturais que estejam interessados em oferecer oficinas nas áreas de artes cênicas, audiovisual e música nas escolas da rede municipal já podem se inscrever. A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e da Secretaria de Educação, está abrindo um cadastro de propostas através deste link: https://docs.google.com/forms/d/1_rbm_Uc21FYhxNaqUZ7GgUhsIZ1BGv2U8jw7tl7jp3o/viewform?edit_requested=true.
“Queremos criar uma rede de aprendizado das artes com o objetivo de promover a formação cultural, por meio de oficinas, promovidas por artistas educadores de Petrópolis para os nossos alunos do Ensino Fundamental. O intuito é fortalecer os vínculos do aluno com a escola e o engajamento por meio da arte”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A previsão é que as atividades aconteçam ainda neste primeiro semestre de 2023. “São muitos os desafios para a Educação, depois de dois anos de pandemia e as chuvas do ano passado. Estamos caminhando juntos para transformar a Educação do nosso município, que passa por vários fatores, entre eles a promoção da cultura dentro das nossas salas de aula”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana de Paula.
O cadastro está aberto até o dia 31 de janeiro. “Com esse cadastro teremos acesso aos projetos dos educadores culturais da cidade, para selecionarmos os que mais se adequam às necessidades de cada escola. Este ano, queremos garantir oficinas para até 30 escolas, sendo em torno de 10 de cada linguagem: artes cênicas, audiovisual e música. Para 2024, vamos trabalhar para que a rede cresça e atenda uma quantidade ainda maior de jovens e crianças”, explicou Diana Iliescu.