Na quarentena causada pela pandemia do coronavírus, os petropolitanos terão a opção de participar de uma competição inédita de esportes eletrônicos (e-Sports) gratuitamente. No próximo mês, o governo municipal irá promover a Copa Imperial de e-Sports de League Of Legends (LOL). As inscrições das equipes começam na próxima segunda-feira (25.05) e seguem até 3 de junho na página do Facebook da Prefeitura de Petrópolis. O torneio será disputado nos dias 6 e 7 de junho.
O regulamento da competição prevê sete jogadores (cinco titulares e dois reservas) por equipe, sendo que um, obrigatoriamente, precisa ser de Petrópolis. As partidas serão realizadas no tipo “mata-mata”, ou seja, quem perder será desclassificado. O mapa escolhido é o Summoner’s Rift. Cada jogador só poderá estar inscrito em um único time. Será permitido o uso de “pause” no caso de problemas técnicos, ou caso contrário, será avaliado a situação pela comissão de organização.
O superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger, destaca que a Copa Imperial de e-Sports será uma oportunidade para as escolas treinarem suas equipes para o Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). Além disso, os professores de educação física do Agita Petrópolis irão gravar vídeos com dicas de alongamentos e exercícios para os cyber atletas.
“As instituições de ensino já podem preparar seus alunos dentro desse torneio. Equipes de outras cidades também serão bem-vindas, mas terão que colocar ao menos um jogador da nossa cidade. Também estamos pensando na saúde desse cyber atleta, e por isso, nós vamos oferecer, através de vídeos feitos por nossos professores, alongamento e exercício específicos para eles”, explicou Leandro.
Cada partida de LOL dura, em média, de 30 até 40 minutos. Segundo Vinícius Verly, Ceo da Good Gamers – equipe de Petrópolis parceira da prefeitura na iniciativa – o mercado do e-Sports está em expansão e em meio ao coronavírus é uma opção de distração. Um grupo de WhatsApp de jogadores de LOL está sendo disponibilizado pela Good Gammers para os atletas interessados em participar. As transmissões das partidas serão realizadas pela internet (https://m.twitch.tv/
“É um mercado que está crescendo não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Petrópolis está seguindo esse mercado mundial. O nosso trabalho é muito além de jogar vídeo game, oferecendo também exercícios, alongamentos, além de acompanharmos os atletas”, destacou Vinícius. “Dúvidas sobre a Copa podem ser tiradas por direct no Instagram da equipe: goodgamers_br”, completou.
A Copa Imperial de e-Sports promovida pela prefeitura em parceria com a Good Gamers terá a premiação patrocinada pela Sumicity. Não há restrição de nível, contanto que o jogador possua 16 personagens habilitados. Diferenças existentes por conta das novas runas reforjadas e de nível são de exclusiva responsabilidade do jogador.