Mais uma etapa das ações de testagem em massa da população aconteceu nesta quarta-feira (09/12). As atividades tiveram início às 09h em dois locais da cidade: na quadra ao lado da Associação dos Moradores do bairro Siméria, e na Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. Além de uma equipe fixa, duas outras percorreram as ruas de ambos os bairros realizando exames de casa em casa. Nesta quinta-feira (10/12), a testagem em massa vai acontecer no Bairro da Glória (CEI Nossa Senhora da Glória) e no Vale do Cuiabá (Posto de Saúde da Família). Os testes em massa fazem parte das ampliações da prefeitura para frear a disseminação da COVID-19 na cidade.
O prefeito Bernardo Rossi anunciou, esta semana, que a prefeitura realizou a ampliação das medidas de combate à COVID-19. As ações têm como objetivo manter a cidade segura e diminuir os recentes índices de contaminação e internação provocados pela doença. “Petrópolis está preparada para o enfrentamento à COVID-19. Nossas ações têm como base nosso compromisso em salvar vidas. Não tivemos óbitos por falta de leitos para pacientes infectados pelo coronavírus. Não faltaram respiradores em nossas unidades. Vamos fazer tudo o que está a nosso alcance para zelar pela saúde dos petropolitanos”, afirmou o prefeito.
A prefeitura ampliou, ainda, as ações de conscientização da população através de carros de som em ruas e bairros da cidade. Ações de desinfecção de ruas e locais públicos também foram estendidas a todos os pontos de grande circulação de pessoas no município. Nas garagens, ônibus estão sendo rigorosamente higienizados pelas equipes de saúde. Na última sexta-feira (04/12) foram intensificadas, também, as ações de fiscalização da SSOP, Vigilância Sanitária e Procon contra as constantes aglomerações aos finais de semana no Centro da cidade.
“Muitas pessoas insistem em burlar as orientações e têm se aglomerado aos finais de semana. Têm feito festas com dezenas de pessoas. Por mais que haja fiscalização, não podemos retirar ninguém das ruas. São pessoas que, em sua maioria, não utilizam máscaras e acabam levando o vírus pra casa, contaminando amigos e parentes. Estamos fazendo de tudo para manter a cidade segura, mas precisamos da colaboração de todos neste momento”, finalizou a secretária de saúde, Fabíola Heck.