Cidade Destaques Últimas Notícias

Prefeitura reforça divulgação de canal para denúncias sobre motos barulhentas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), está reforçando a divulgação do canal de comunicação sobre motos barulhentas na cidade. Veículos que excedem o nível de ruído permitido podem ser denunciados pelo Whatsapp: (24) 98145-3498.

“Nós sabemos o quanto é incômodo para todo mundo a moto que está com escapamento defeituoso ou que foi modificado de forma proposital para fazer mais barulho. Por isso que é muito importante que toda a população saiba que tem esse canal de comunicação e que ele pode denunciar essa irregularidade”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

A lei municipal 7.984/2020 proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motos que estejam com descarga livre ou silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante. O limite é de 99 decibéis, como estabelecido por uma Resolução de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também proíbe a irregularidade, que é uma infração grave (cinco pontos na CNH) e rede multa de R$ 195,23.

A SSOP tem feito um trabalho de sensibilização junto ao comércio da cidade para que os empresários não contratem o serviço de entregadores que usam motocicleta com escapamento irregular. Na última semana, equipes de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil fizeram mais uma ação da campanha “Moto barulhenta, diga não”, dessa vez entre a Rua Teresa e o Alto da Serra. Cerca de 40 estabelecimentos foram visitados e receberam material informativo sobre a campanha.

“Dessa forma, nós conseguimos coibir essa irregularidade e, ao mesmo tempo, valorizar o profissional que mantém a sua moto totalmente regularizada e funcionando de modo adequado”, afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.

A campanha tem o apoio o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis), Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis), Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Merco Serra, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo) e Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep).

Related posts

OMS mantém por mais um ano recomendações para combater mpox na África

admin

Presidente da Câmara pede instalação de Centro de Referência de Assistência Social na região de Vista Alegre, em Araras

admin

Senado aprova proposta de adiamento do Enem

admin

Deixe um comentário