Cidade Destaques Últimas Notícias

Presidente da Câmara cobra que ANTT acate recomendação do Ministério da Infraestrutura e suspenda processos de demolição na BR-040

O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Hingo Hammes, oficiou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cobrando, em caráter de urgência, que o órgão se manifeste em todos os processos de demolição às margens da BR-040 suspendendo a tramitação até a nova concessão da estrada. A medida atende recomendação do Ministério da Infraestrutura, que, desde o primeiro semestre do ano passado, após reunião com Hammes (que ocupava o cargo de prefeito interino) e a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Carla de Carvalho, mantém posicionamento contrário às ordens de demolição.

Hingo Hammes explica que o ofício da Mesa Diretora da Câmara Municipal à ANTT reforça o que foi acordado em 2021, quando o próprio ministro Tarcísio de Freitas garantiu que nenhuma casa seria demolida até a nova concessão, quando um novo estudo sobre a redução da faixa de domínio deverá ser realizado. Ele também frisou que, mesmo depois, somente serão demolidas as construções avaliadas como “inevitáveis”, ainda assim com a garantia de novo teto para os moradores.

“A ANTT chegou a se manifestar em alguns processos, mas apenas naqueles em que já havia ordem de demolição expedida. Além disso, acatou parcialmente a orientação do Ministério da Infraestrutura, ao fazer a suspensão temporária dos processos por seis meses, e não até a nova concessão, conforme orientação do ministro. Vamos lutar ao lado do CDDH e dos moradores para que tudo o que foi acordado seja efetivamente cumprido. É absurdo que os moradores fiquem à mercê da ANTT! O que foi acordado precisa ser cumprido”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores.

Ele lembra que, em alguns casos, os imóveis foram construídos antes mesmo de a estrada existir ali, quando a União e Indústria ainda era a principal ligação entre Rio e Minas Gerais. “Não é possível admitir que, em uma cidade com o déficit habitacional como Petrópolis, onde milhares de famílias vivem em áreas consideradas de risco, pessoas que têm seus imóveis em áreas seguras sejam obrigados a deixar suas casas sem a garantia de realocação”, lembrou Hammes.

Coordenadora do CDDH, Carla de Carvalho lembra que, hoje, uma decisão do Supremo Tribunal Federal impede as demolições. “Mas o Ministério da Infraestrutura já solicitou a suspensão temporária de todos os processos movidos pela Concer para demolição de imóveis ao longo da estrada, até a nova concessão da BR-040. O que estamos cobrando é que a ANTT acate a recomendação de maneira integral. Com o novo contrato de concessão, toda a questão será estudada mais detalhadamente. O ministro já garantiu a permanência dos imóveis onde não há risco e afirmou que, onde houver necessidade de desocupação, as famílias serão realocadas”, destacou.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, o vereador Yuri Moura lembrou que, em dezembro, as questões relacionadas às demolições na BR-040 foram tema de audiência pública. “Estamos trabalhando para garantir que estas famílias não sejam removidas, mas, mais do que isso, estamos trabalhando para que seja possível para a regularização fundiária. Isto é, fazer com que o poder público reconheça definitivamente o direito dessas famílias. A prefeitura e nossa comissão, durante a gestão interina, vinha cumprindo um plano de trabalho com a ANTT para garantir que isso fosse possível e vamos cobrar que a atual gestão dê continuidade a estas ações”, afirmou.

Hoje, mais de 200 processos movidos pela Concer tramitam na Justiça solicitando a demolição de imóveis existentes ao longo da BR-040. No ano passado, quando houve a reunião do prefeito interino Hingo Hammes e a coordenadora do CDHH, Carla de Carvalho, com o ministro Tarcísio Freitas, 53 ordens de demolição já estavam em fase de execução, não cabendo mais qualquer recurso.

Related posts

Comissão do Senado ouve na semana que vem ministro da Educação

admin

Procon faz campanha para orientar consumidores na Praça Dom Pedro

admin

Fernando Fortes assume a Secretaria de Meio Ambiente

admin

Deixe um comentário