O dia primeiro de janeiro de 2021 será um dia de definições importantes para a cidade de Petrópolis. Ainda sem saber quem será seu prefeito em 2021, uma vez que o prefeito que teve mais votos, Rubens Bomtempo, foi declarado inelegível pelo TSE.
Com todo o imbróglio jurídico a eleição para a presidência da Câmara ganhou ainda mais importância, pois o presidente assumirá de forma interina a prefeitura de Petrópolis, até que sejam realizadas novas eleições, para escolher um prefeito para complementar o mandato.
A posse dos vereadores está marcada para às 13h30, na Câmara Municipal e em seguida será realizada a votação. Até agora seis dos 15 vereadores colocaram seus nomes como candidatos à presidência, são eles o atual presidente, Hingo Hammes (DEM), a vereadora Gilda Beatriz (PSD), Yuri (PSOl), Marcelo Lessa (SDD), Ronaldo Ramos (PSB) e Octávio Sampaio.
Logo após a eleição o novo presidente eleito tomará posse como prefeito da cidade, iniciando seu mandato, com a obrigação de convocar novas eleições para a prefeitura.