Nesta terça-feira (16.06), O Procon/Petrópolis-RJ, a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública e a Coordenação de Gestão Estratégica do município encaminharam às 38 agências bancárias de Petrópolis uma carta de recomendação com medidas de atendimento e higiene para promover a segurança dos consumidores neste momento de retomada das atividades econômicas. Entre os pedidos feitos pelos órgãos municipais, a garantia do atendimento preferencial, a organização das filas, a sinalização da distância de segurança e a oferta de álcool em gel.
No documento, pede-se aos bancos para que facilitem a cobrança de serviços, aceitando, por exemplo, boletos de outras instituições financeiras. Outra recomendação é de que haja ampla divulgação dos horários especiais de atendimento a idosos.
“Algumas agências já adotaram medidas nesse sentido, abrindo mais cedo para atender somente idosos”, lembra a coordenadora do Procon Municipal, Raquel Motta, que informa ainda sobre a necessidade de que os bancos entendam a importância de terem funcionários orientando as filas. “Muitos consumidores podem evitar um longo tempo de espera se houver uma triagem por parte dos funcionários da agência”.
Desde o início da pandemia, o órgão de defesa do consumidor vem se reunindo com gerente das instituições bancárias e discutindo soluções para garantir um atendimento mais seguro na prevenção ao contágio da Covid-19, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.
“A cidade foi pioneira no Estado em uma série de medidas, como a demarcação das filas no lado de fora das agências, se valendo inclusive da interdição da via pública. Esse foi o caso da do trecho da Rua do Imperador, onde fica a principal agência da Caixa Econômica Federal, que recebeu uma grande demanda de consumidores, em função do pagamento do benefício do auxílio emergencial. Um esforço que contou com a colaboração do poder público não só através do Procon e da SSOP, mas também da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil e Defesa Civil”, destaca a coordenadora do Procon.
A lista de recomendação enviada aos bancos pede para que as agências tomem precauções para evitar aglomerações no atendimento. “Nesse período de pandemia já autuamos bancos justamente por aglomerarem consumidores no atendimento. Seja porque não organizaram a fila ou porque fecharam agências e sobrecarregaram a rede. Agora, que mais atividades comerciais voltam a funcionar é fundamental que os bancos intensifiquem as medidas de segurança”, pontua a Secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo.
Outra recomendação do documento que segue para os bancos é de que, em caso de necessidade fechar uma unidade por suspeita de caso de Covid-19 e para higienização na eventual contaminação de funcionário, o banco comunique ao Procon e indique aos clientes em quais agências eles receberão o atendimento no período de fechamento e qual é a previsão de retorno das atividades na unidade do banco fechada.