Nesta sexta-feira, dia 5 d abril, o Soberano, casa de espetáculos em Itaipava, será palco de uma bela homenagem a bossa nova e a Carlos Lyra, com a apresentação do Quarteto do Rio com a participação da cantora Cris Delanno. Criado em 2016 pelos ex-integrantes do tradicional grupo Os Cariocas – fundado em 1946 e que teve origem na icônica Rádio Nacional – o grupo vocal alcançou grande sucesso nos programas de auditório e nas rádios.
Nos anos 60, com o surgimento da Bossa Nova, foi amor à primeira vista, e o casamento musical se tornou inevitável. Com diferentes formações, o grupo se manteve até 2015, quando, após a morte de seu diretor musical, o maestro Severino Filho, a família dele decidiu que não queria mais que o nome Os Cariocas fosse usado.
Os três membros remanescentes, Eloi Vicente, Neil Teixeira e Fábio Luna, optaram por dar continuidade ao trabalho com um novo nome, já que Eloi e Neil eram os responsáveis pelos arranjos nos últimos anos. Assim, o grupo passou a se chamar Quarteto do Rio. Para se juntar a eles, convidaram o pianista/vocalista Leandro Freixo e o baterista Hernane Castro, que retornou ao grupo no lugar de Fábio Luna.
Em 2024, em parceria com a talentosa cantora Cris Delanno, o Quarteto do Rio apresenta um emocionante show em homenagem a um dos fundadores da Bossa Nova, o saudoso Carlos Lyra, que nos deixou no ano anterior. A relação do quarteto com Lyra remonta a 1956, quando Os Cariocas iniciaram uma colaboração ao gravar o samba “Criticando”, que se tornou precursor de “Influência do Jazz”. No espetáculo, Cris e o Quarteto prestam suas homenagens com arranjos surpreendentes para os sucessos marcantes de Carlos Lyra, Menescal, João Donato, Tom Jobim, Marcos Valle e outros ícones da Bossa Nova.
No sábado, o Soberano recebe o guitarrista Fernando Vidal, que está celebrando 40 anos de carreira musical, marcada por sua participação nas últimas sete edições do Rock in Rio ao lado de diversos artistas renomados, como Gabriel O Pensador, Lenine, Luiz Melodia, Fat Family, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Cassiano, Daniela Mercury e Paula Toller, além de atuar em shows com Lulu Santos e Herbert Vianna.
Fernando Vidal imprimiu com sua guitarra a história da música nacional, sendo referência incontestável pela crítica e pelo mercado profissional como um dos maiores guitarristas do Brasil.
No Soberano Fernando presta um tributo emocionante ao lendário guitarrista Jimi Hendrix, de quem é fã incondicional, acompanhado por André Carneiro no baixo e Estevan Barbosa na bateria.
Quinta-feira com Molho Inglês
Fundada em 1986, a banda Molho Inglês marcou presença por muitos anos em palcos e bares como “People”, “Existe um Lugar”, “Porteira de Araras” e “Radiobar”. Além de homenagear os Beatles, a banda também incorporou o som dos Rolling Stones em seu repertório. Atualmente, a nova formação trouxe juventude e energia ao grupo, composta pelo fundador Juarez Von Seehausen (baixo) e pelos talentosos músicos Guido Martins (violão e vocais), João Vicente (guitarra) e Fernando Sarmento (bateria). A essência do bom e clássico Rock n’ Roll permanece mais forte do que nunca.
No Soberano, a banda se apresenta na quinta-feira, dia 4, e contará com a participação especial de Ricardo Magno nos teclados e vocais.