A reforma do Terminal Centro está na reta final e uma das principais novidades da obra é a ampliação da iluminação do local. Todas áreas de circulação de pedestres agora terão 57 luminárias de LED, que iluminam mais do que as lâmpadas antigas. Dois testes já foram feitos, o último deles na noite de terça-feira (16.06), para verificar esse ponto do serviço.
A baia de ônibus vizinha à Rua Caldas Viana tem 14 luminárias LED; a maior área de circulação de pessoas tem 27; já na calçada na Dr. Porciúncula, são mais 16. Com isso, o Terminal Centro vai ficar com o mesmo tipo de iluminação feito nas ruas de entorno.
“O Terminal Centro é o de maior circulação da cidade, são 100 mil pessoas que passavam por aqui no período antes da pandemia, sejam passageiros ou pedestres. E toda reforma que está sendo feita tem um objetivo principal: proporcionar mais conforto para a população que usa o terminal todo dia. A iluminação é um desses fatores. O investimento em iluminação de LED vem sendo feita em toda cidade e não poderia ser diferente no terminal. Esses dois testes mostram que o bom resultado que a população vai encontrar muito em breve”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Nas ruas Paulo Barbosa, Dr. Porciúncula e Caldas Viana, a prefeitura instalou 22 luminárias de LED no ano passado.
No Terminal Centro, o piso em granitina está passando pela fase de polimento e terá o piso podotátil (sistema de orientação de pessoas com deficiência visual) instalado na sequência – na calçada na Dr. Porciúncula, os azulejos já estão sendo colocados. O telhado, um dos pontos principais da obra, já está pronto, assim como a infraestrutura elétrica e a pavimentação. A pintura também está em acabamentos.
O Terminal Centro é destino mais de 1,6 mil viagens de 80 linhas que partem do local com rotas para Alto da Serra, Bingen, Mosela, Retiro e Quitandinha – atualmente, os ônibus estão fazendo embarque e desembarque nas ruas Souza Franco e Dr. Porciúncula.