Na tarde desta quinta-feira (23), o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho (Baninho), além da presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep, Fernanda Ferreira, e o secretário de Defesa Civil, coronel Guilherme Moraes, receberam o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, o embaixador do Instituto Lixo Zero Rio de Janeiro, Bruno Rodrigues, e o também embaixador do instituto, César Magno. No encontro, foram apresentadas propostas de campanhas de coleta seletiva, que já foram implementadas em outras cidades do país com o auxílio do Lixo Zero.
“É sempre importante estabelecer esse diálogo, especialmente com quem tem a expertise de outras experiências, inclusive que vem de outros países. A gente ainda se recupera de uma crise sanitária na cidade, envolvendo a coleta de lixo, um momento ainda delicado e que, com muito esforço, com muita organização e com apoio do governo do Estado, a gente vem conseguindo sanar”, disse o secretário de Meio Ambiente.
É a Comdep quem faz a gestão da coleta de lixo na cidade, que depois é direcionado para o aterro sanitário da cidade de Três Rios. “Estamos em um momento de reestruturação dessa coleta. O cenário no fim do ano, de montanhas de lixo acumulando nos bairros, já mudou. Estamos preocupados ainda com o volume de lixo domiciliar gerado e com a necessidade de aumentar a coleta seletiva. Nosso objetivo é tornar Petrópolis uma referência em Educação Ambiental”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Entre as propostas apresentadas no encontro, está a criação de um plano diretor para o lixo zero, um programa piloto em um bairro na cidade, com coleta seletiva por material reciclável e ações de conscientização nas quase 200 escolas da rede municipal. “O que a gente busca é construir uma sociedade melhor para todos. Uma cidade sem lixo”, ressaltou Sabatini.