As reuniões com os diversos segmentos da cadeia produtiva de Petrópolis continuam esta semana para que o plano de retomada gradual do comércio e serviços seja finalizado. A prefeitura vem elaborando o documento, que vem sendo ajustado de acordo com os encontros com cada setor. O objetivo é fazer um trabalho em conjunto – entre poder público e sociedade civil – para que as atividades retomem aos poucos e seguindo todas as recomendações da Secretaria de Saúde. As ações serão aplicadas de acordo com a curva da doença na cidade.
Nesta semana, o prefeito Bernardo Rossi também se reúne com o judiciário e as forças de segurança para discutir ainda mais sobre o plano, que está continuamente sofrendo mudanças – de acordo com cada demanda dos segmentos. A estratégia para a retomada do comércio e serviços será divulgada oficialmente pela prefeitura, mas será colocada em prática dependendo de como vai estar o número de casos da doença na cidade e do nível de infecção entre os petropolitanos.
“Estamos avaliando essa curva diariamente e também ouvindo todos os setores. É um plano colaborativo, que está sendo finalizado pela prefeitura, mas ouvindo as demandas de todos os segmentos. As reuniões vêm acontecendo há semanas. E tudo será feito de acordo com o planejamento da Secretaria de Saúde, porque neste momento a saúde da população é a prioridade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.
Está circulando nas redes sociais um esboço com uma versão desatualizada do plano, que já sofreu diversas alterações. Assim que finalizado, o documento será oficialmente divulgado para a população. Além da colaboração dos segmentos, o plano é uma ação em conjunto entre o Planejamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Coordenadoria de Relações Institucionais.