O programa Rio Limpo ultrapassou a marca de 2,5 mil toneladas de sedimentos removidos em menos de um mês de atuação. O trabalho vem sendo feito em diferentes pontos do Rio Piabanha. Nesta terça-feira (10.12), o prefeito Bernardo Rossi e o vice Baninho acompanharam o serviço realizado entre a Av. Tiradentes e a Rua da Imperatriz.
“O Rio Limpo faz parte do nosso Plano Verão, que são as ações para reduzir o impacto das chuvas típicas dessa época do ano. O trabalho serve para ajudar a evitar os transbordamentos dos rios e alagamentos de ruas em dias de chuvas menos intensas. Estamos finalizando o trabalho no Centro e agora já estamos planejando ações nos bairros para as próximas semanas”, diz o prefeito Bernardo Rossi.
O serviço mobiliza uma máquina que empurra os sedimentos para que uma retroescavadeira possa fazer a retirada. Todo material é transportado por caminhões da Secretaria de Obras e da Comdep. Foram realizadas 134 viagens com areia, mato, pedras e lixo de locais como o entorno do Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Catedral São Pedro de Alcântara, ruas Padre Siqueira, Roberto Silveira e Raul de Leoni.
Esses materiais são arrastados muitas vezes de maneira natural pelo vento ou mesmo pela água. O assoreamento encurta o espaço para passagem da água, causando transbordamentos de dias de chuvas. A limpeza de rios da cidade vem sendo feito como parte das ações para minimizar o efeito das chuvas na cidade.
O Plano Verão reúne 57 órgãos para ações de resposta e de atendimento para casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e aperfeiçoar o atendimento das equipes em caso de ocorrências.