Propor inovações para gestão pública com foco no desenvolvimento territorial e na melhoria do atendimento ao cidadão. Esse foi o objetivo do Seminário Open Gov Rio – Inovações para o Governo – iniciativa do Sebrae Rio em parceria com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), realizado na terça-feira (10.12) no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de lideranças dos municípios do Estado além de secretários municipais, como Petrópolis. Na ocasião, o projeto criado por Petrópolis no Programa Lideranças Empreendedoras 2019 – Selo Original de Petrópolis – foi apresentado durante uma sessão de Pitch.
Os secretários municipais Marcia Palma (Educação), Dalmir Caetano (Planejamento e Gestão Estratégica), Fred Procópio (Meio Ambiente), Marcelo Fiorini (Desenvolvimento Econômico), Fabiola Heck (Saúde), Denise Quintella (Assistência Social), Karina Bronzo (SSOP), Jairo Cunha (CPTrans), Leandro Kronemberg (Esporte), Raquel Mota (subsecretaria de Obras), além de servidores de secretarias municipais participaram da ação.
“Importante a participação dos gestores que auxiliam a administração pública nesse evento que abordou assuntos como empreendedorismo, inovação e desburocratização dos serviços, modernização da gestão pública, demandas atuais e muito necessárias para o pleno desenvolvimento dos municípios. Agradeço ao Sebrae pela oportunidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
O secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Fred Procópio, participou da Arena Liderança Empreendedora e teve oportunidade de falar um pouco o Selo Original de Petrópolis. “É uma marca para identificação dos produtos da nossa cidade, mostrando todo o potencial dos empreendedores e elevando o nome de Petrópolis. O projeto foi fortalecido durante o curso do Sebrae, Lideranças Empreendedoras e a expectativa é de que seja implantado em fevereiro de 2020”, contou Fred.
Pela participação no curso Lideranças Empreendedoras, Petrópolis ganhou uma placa de reconhecimento do Sebrae. “O Liderança Empreendedora teve como objetivo principal incorporar e promover nos gestores públicos uma visão de gestão mais empreendedora, com foco no fortalecimento de uma cidade com ambientes competitivos para negócios. Participar desse programa nos trouxe uma reflexão sobre o momento de transformação da gestão pública brasileira, ao abordar temas como inovação, sustentabilidade, resiliência econômica, inteligência fiscal, perfil regional e novas economias”, explicou o Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano.
“O nosso objetivo é o de propor inovações para gestão pública com foco no desenvolvimento territorial e na melhoria do atendimento ao cidadão. Esse evento marca a culminância das ações de políticas públicas trabalhadas também na região serrana entre as cidades de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, que trabalharam de forma integrada. O resultado foi positivo e, uma das ideias é a de trabalhar de forma conjunta áreas de potencial crescimento nas cidades como turismo, tecnologia e agronegócio”, explicou Claudia Pacheco coordenadora Regional do Sebrae.
Inovação e tecnologia nos governos
O Seminário Open Gov Rio – Inovações para o Governo – contou ainda com a participação de empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para governo. O encontro, que ocorreu no Centro de Convenções Sul América, também teve como meta estimular a discussão entre os gestores públicos sobre o tema Governo Digital ou Governo 4.0, com foco nos temas: Como a inovação e a tecnologia podem promover o desenvolvimento territorial e agilizar o atendimento ao cidadão; Governança Empreendedora para o Desenvolvimento Regional e Cidades Inteligentes e Colaborativas. Na programação, ainda, arenas temáticas sobre Agente de Desenvolvimento, Liderança Empreendedora e Cidades Inteligentes & Colaborativas.