Cidade Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Silvana Henrichs, da Adega Santarém, vence o Desafio dos Chefs do Petrópolis Gourmet 2023

Não falou tempero, emoção e até mesmo torcida organizada na final do Desafio dos Chefs do Petrópolis Gourmet 2023, realizada na manhã desta terça-feira (21), no Senac Petrópolis, parceiro do evento. Silvana Henrichs, representando a Adega Santarém, mostrou sua maestria culinária e conquistou o título de campeã. A competição, que contou com quatro eliminatórias acirradas, reuniu 16 dos mais talentosos chefs locais em uma disputa emocionante. O Desafio foi uma das inúmeras ações do festival gastronômico considerado o quinto maior do país e realizado há 23 anos pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Este ano com o tema “Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família”, o evento veio cheio de programações interagindo com o público, além dos pratos especiais em 45 estabelecimentos participantes. O Petrópolis Gourmet segue até o dia 26 e a programação desta reta final pode ser conferida no site www.petropolisgourmet.com.br.

O grande desafio da final consistiu na criação de um prato especial com bacalhau, desafiando os chefs a demonstrarem sua criatividade e habilidade na manipulação desse ingrediente nobre e indispensável em Portugal, onde o vencedor vai passar 15 dias em uma viagem de imersão culinária. Sob os olhares atentos de um renomado painel de jurados, Silvana Henrichs foi o destaque com uma combinação única de sabores, técnica impecável e apresentação elegante. Assim como nas eliminatórias, os concorrentes só recebiam a ‘caixa surpresa’ no início da prova e tiveram 90 minutos para executar seus pratos.  Chegaram à final, além de Silvana, Clícia Thainna (Casarão Odin), Henrique Schimel (Osteria de la Campana), Ítalo Varjão (Brassaria Matriz) e Sebah Peixoto  (Olivo Cucina Italiana).

O trio de jurados seguiu desde o início formado por Márcio Ricci, renomado chef em Portugal e curador do Petrópolis Gourmet 2023; Rula Simões, especialista em culinária grega chef destacada e Gustavo Aronovick, referência em alimentação orgânica e sustentável, que trouxeram sua expertise à competição e tiveram a árdua missão de apontar o vencedor.  

No início do dia, ainda na apresentação da prova e dos chefs, Silvana Henrichs já comemorava estar na final sempre dizendo ‘não estou nem acreditando’. E após o anúncio do vencedor, Silvana, ainda chorando, disse que não estava otimista porque é ansiosa e continuava a dizer ‘não estou acreditando’. “ainda não sou chef, sou sous chef (sub chef) e agradeço ao chef Laerte Dias que me incentivou a participar e a toda a equipe e gerência da Adega Santarém. Vou aproveitar ao máximo esse prêmio”. O gerente do espaço, uma das casas mais reconhecidas da cidade em gastronomia e hospedagem, Patrick Gercy, era só felicidade. Ele veio e acompanhado de parte da equipe e até mesmo com a esposa e filho para torcer por Silvana. “Uma energia muito boa e uma satisfação imensa de vê-la brilhando”, afirmou.

A premiação do Desafio dos Chefs é mais do que simbólica. Além do reconhecimento pela conquista, Silvana Henrichs receberá como prêmio uma viagem de 15 dias a Portugal, com todas as despesas pagas, e a oportunidade de realizar um curso na prestigiada Cozinha Ricci, em Lisboa. Esse prêmio especial é um incentivo adicional para aprimorar ainda mais suas habilidades e vivenciar experiências enriquecedoras na gastronomia internacional.

A abertura da prova final foi feita pelo presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui e pelo diretor de Gastronomia da entidade, Múcio Mafacciolli. Samir destacou o festival como um todo e a prova, em particular, como fator de união e integração com os chefs. “O evento está consolidado e é um sucesso este ano mais uma vez e o Desafio dos Chefs foi uma das atrações que é voltada para evidenciar os talentos locais e enaltecer a nossa gastronomia”. Múcio Mafacciolli, que organizou a prova, estava feliz com feedback de todos que participaram das eliminatórias. “Tem chef que já pensa na edição de 2024 do Desafio e isso é precioso demais. Um retorno importante para que mais edições sejam realizadas”, pontuou. 

Márcio Ricci, curador do Petrópolis Gourmet 2023, radicado em Lisboa, ofereceu o prêmio à vencedora: duas semanas na renomada Cozinha Ricci, uma referência em Portugal e disse o que espera da chef: “vai ser um prazer essa troca e poder ensinar o que sei e aprender também porque este período em Petrópolis, no festival, foi um grande aprendizado e volto a Portugal enriquecido de saberes”, pontuou.

“A vitória de Silvana Henrichs não apenas a consagra como uma chef de destaque, mas também destaca a excelência da cena gastronômica local, reforçando o compromisso do Petrópolis Gourmet em promover e reconhecer os talentos da cidade. Parabenizamos Silvana Henrichs por sua brilhante conquista e desejamos sucesso contínuo em sua jornada culinária e que seu exemplo seja uma inspiração para todos e para nós do PC&VB já pensando na edição de 2024”, afirma Samir el Ghaoui, que agradeceu ao Senac, na pessoa da gerente Aline Moreira, e também a todos os patrocinadores e apoiadores do festival. “Essa integração e apoio foi fundamental para termos um evento de excelência”, frisou.

Todos os chefs receberam brindes ao final da prova, além de uma dólmã personalizada do evento. Em terceiro lugar ficou o chef Sebah Peixoto e, em segundo lugar, o chef Ítalo Varjão. Eles receberam uma cesta de produtos da Casa Brüder, Chocolates Katz, Armazém Sustentável e Cervejaria Odin. O evento iniciou com café da manhã oferecido pelo Café 3 Corações, patrocinador do festival ao lado da Concer e ToyoSerra.

Related posts

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 8,5 milhões

admin

Mais de 700 mil pessoas devem movimentar os aeroportos no feriado

admin

Reforma na Barão de Amazonas finaliza pavimentação em 750 metros de ruas do Centro

admin

Deixe um comentário