Cidade Destaques Últimas Notícias

Supercomputador Santos Dumont está no Top 100 dos mais poderosos do mundo

supercomputador Santos Dumont está entre os 100 supercomputadores mais poderosos do mundo! Duas vezes por ano, uma lista dos sites que operam os 500 sistemas de computadores mais poderosos é montada, e nesta última edição, lançada em novembro, o Santos Dumont aparece na lista do TOP500 na posição 89, garantindo a classificação do supercomputador como o mais poderoso da América Latina para pesquisa acadêmica, usado para processamento de cálculos complexos, tarefas extensas e com grandes volumes de dados. O Santos Dumont também está presente na lista Top500 Green, equipamentos mais eficientes em relação à eficiência energética, na posição 39, ou seja, é considerada a máquina mais eficiente na América Latina.

O supercomputador Santos Dumont está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e, recentemente, recebeu novos equipamentos para aumentar a sua capacidade. Os equipamentos foram adquiridos através de projeto de cooperação no valor de US$ 19,4 milhões com a Petrobras. Desenvolvidos pela empresa Eviden, linha de negócios líder do Grupo Atos em computação avançada, baseada na arquitetura BullSequana XH3000 da Eviden, com a capacidade expandida em 17 Petaflops e com 68,064 cores, termo utilizado para se referir, em informática, ao núcleo de um processador. Quanto mais “cores” (núcleos), mais rápido atuará o sistema – em tarefas robustas realizadas concomitantemente, como trabalhos com arquivos multimídia e gráficos.

O que difere um computador de um supercomputador é a capacidade para atender a projetos de grande escala, ou seja, são Petascala, sistemas de computação capazes de calcular pelo menos 10 elevado a 15 operações de ponto flutuante por segundo (1 petaFLOPS). No caso do Santos Dumont, a capacidade de processamento foi quadruplicada para 20 quatrilhões de operações por segundo, de pico.

De acordo com o diretor do LNCC, Fábio Borges, “ganhamos uma infraestrutura de ponta que permitirá aos pesquisadores e cientistas acelerar descobertas e desenvolver soluções em áreas essenciais, como saúde, agronegócio e sustentabilidade.”

Qualquer cientista brasileiro que apresente um projeto, em que fique comprovada a necessidade de uso de um supercomputador com a capacidade do Santos Dumont, pode utilizá-lo. Com essa expansão significativa, o equipamento permitirá que mais projetos de pesquisa brasileiros possam ser atendidos e aqueles, que já usam o Santos Dumont, possam concluir mais rapidamente suas simulações e análises de dados.

A atualização do Santos Dumont é a primeira etapa do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) que visa transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público. O PBIA estabelece passos importantes para consolidar o Brasil como referência em inovação e tecnologia, promovendo conhecimento, desenvolvimento econômico e uma sociedade mais preparada para os desafios do futuro.

Atualmente, os novos equipamentos já foram montados e o supercomputador encontra-se na fase de “pré-ligação”, o que deve ocorrer em meados de janeiro de 2025. Além da atualização da máquina, será adquirido um novo sistema de refrigeração, visando maior eficiência e economia de água. Também está prevista a construção de uma rampa de acesso ao supercomputador visando maior mobilidade.

Related posts

Dois detidos com cocaína em Madame Machado

admin

Acusado de matar cinegrafista é condenado, no Rio, a 12 anos

admin

Justiça arquiva ação de Maria do Rosário contra Jair Bolsonaro

admin

Deixe um comentário