Petrópolis comemora o 60º aniversário do Teatro Reynaldo Chaves, localizado na Escola de Música Santa Cecília. Fundado em 1964, o teatro nasceu do desejo de criar um palco para a expressão artística local e foi idealizado pelo Grupo Teatro Experimental Petropolitano (TEP) em parceria com a Escola de Música. Nomeado em homenagem ao dramaturgo e músico Reynaldo Chaves, um dos fundadores da instituição, o espaço se tornou, ao longo de décadas, um reduto de cultura, música e teatro, mantendo viva a arte na cidade.
“A história desse teatro é a história de uma luta contínua para manter a cultura acessível e pulsante em nossa cidade. Desde sua fundação, o Teatro Reynaldo Chaves oferece um espaço acolhedor para apresentações de teatro, saraus literários, e homenagens a grandes nomes da música, como o compositor César Guerra Peixe e a pianista Magdalena Tagliaferro, ambos petropolitanos e ex-alunos da Escola Santa Cecília,” afirma Janine Meirelles, presidente voluntária da Escola de Música. “Esses 60 anos são uma celebração à resiliência e à importância da cultura para a nossa comunidade,” complementa.
A trajetória do teatro é marcada por desafios, sobretudo relacionados ao financiamento e à modernização do espaço, mas a equipe da Escola de Música e seus colaboradores têm se empenhado em manter o teatro ativo e bem preservado. “Existir, vencer e corresponder às expectativas do público são desafios diários que só superamos com trabalho e dedicação. Nossa gestão austera permite que o teatro continue funcionando e promovendo apresentações de destaque na cidade,” destaca Joaquim Eloy, vice-presidente voluntário da Escola de Música Santa Cecília.
Como parte da celebração de seu 60º aniversário, o teatro promoverá eventos especiais, começando no dia 23 de novembro, às 18h, com uma solenidade que incluirá uma apresentação de piano com o músico Paulo Gantzel, que acompanha o teatro desde seu início, e uma leitura dramática de “A Última Novidade”, peça de Reynaldo Chaves encenada pelo TEP. No dia seguinte, 24 de novembro, a peça “A Festa” será apresentada em duas sessões, 17h30 e 19h, pelo mesmo grupo teatral. A solenidade terá entrada gratuita, o espetáculo terá ingressos a preços populares a R$20,00 disponíveis na secretaria da escola ou adquiridos no dia da apresentação, sujeito a lotação.
Com os olhos voltados para o futuro, a Escola de Música Santa Cecília planeja uma reforma do teatro em 2025, fruto de um edital da Fundação de Cultura de Petrópolis e com apoio de parceiros locais, como a doação de tintas pela empresa Serra Tintas Materiais de Construção. “Nossa meta é modernizar o teatro para que ele continue sendo um ponto de encontro para músicos, atores e apreciadores da cultura petropolitana,” comenta Janine.
O Teatro Reynaldo Chaves simboliza o comprometimento da Escola de Música com a preservação e fomento das artes na cidade. Ao longo de seis décadas, o espaço acolheu gerações de artistas, proporcionando oportunidades para novos talentos e se firmando como um centro de cultura e educação artística. “Ao longo dos próximos anos, queremos ampliar nossas atividades, mantendo as cortinas sempre abertas para o talento e a criatividade que enchem de orgulho a Cidade Imperial,” conclui Joaquim Eloy.
Para a comunidade petropolitana, a celebração dos 60 anos do Teatro Reynaldo Chaves representa a continuidade de uma tradição de resistência e amor à cultura, uma oportunidade de homenagear o passado e projetar um futuro próspero para as artes na região.
Mais informações sobre a Escola de Música Santa Cecília, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, à Rua General Osório, 192, Centro, por meio do telefone/ WhatsApp (24) 2242-2191 no Instagram: @emusicasantacecilia (https://www.instagram.com/emusicasantacecilia/) ou ainda no Facebook: @santaceciliapetropolis (https://www.facebook.com/santaceciliapetropolis).