Um dos títulos mais importantes de Petrópolis é ser considerada a cidade mais segura do Estado. E manter esse status é um trabalho permanente de prevenção. Com essa premissa, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau se reuniu com os comandos das forças de segurança da cidade, estreitando relacionamento e mantendo atualizado o planejamento que as instituições preveem para a cidade. Foram abordados temas como fortalecimento da segurança nos distritos e ainda a passagem de caminhões de grande porte na Serra de Petrópolis em horários de grande movimento. O encontro foi realizado na quarta-feira (10), no Hotel Pedra Bonita.
“O trabalho estratégico, de inteligência, feito em Petrópolis é muito reconhecido, assim como o policiamento ostensivo. Essa combinação mantém a cidade segura. As forças de segurança estão muito comprometidas em manter essa posição que a cidade ocupa. A meta é que o setor empresarial tenha proximidade com as instituições e acompanhe de perto as ações”, avalia o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.
O PC&VB se comprometeu a enviar um ofício à Concer, que administra a BR-040 no trecho entre Rio e Juiz de Fora, solicitando fiscalização e aplicação da Resolução 3.997/2013, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que restringe caminhões de três eixos ou mais na subida da serra de Petrópolis em horários específicos. A portaria proíbe o tráfego dos caminhões nas sextas-feiras e vésperas de feriados, no horário compreendido entre 16 horas e 22 horas, e aos sábados, no horário entre as 08 horas e as 14 horas.
“Estamos às vésperas da melhor temporada da cidade, mas já no outono há expectativa de bom movimento turístico. Assim, além da manutenção das pistas e apoio ao usuário, é preciso observar estas restrições que dão mais fluidez e segurança ao visitante”, afirma o diretor de Hotelaria do PC&VB, Fabiano Barros.
A reunião teve a presença do secretário de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Elias Montes; do delegado Victor Barbosa da 106ª Delegacia de Polícia, acompanhado do inspetor Carlos Vieira, chefe de investigações criminais; do comandante do 26º BPM, tenente-coronel, Alex Soliva, acompanhado da tenente Úrsula; od comandante da Guarda Civil Municipal, Edgar Theobald; de Christian Lourenço, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Três Rios, e Guilherme Lacombe, presidente da Conselho Comunitário de Segurança. Também participou o gerente executivo do PC&VB, Marco Muller.