Destaques Geral Últimas Notícias

UFRJ recomenda isolamento total no estado do Rio por causa da Covid-19

Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recomendou o isolamento total no estado do Rio, também conhecido como lockdown. Um ofício neste sentido foi enviado, nesta sexta-feira (8), ao Ministério Público (MP). O documento é assinado pela reitoria da UFRJ, que consultou o grupo de trabalho multidisciplinar sobre a covid-19, do qual participam dezenas de cientistas da universidade.

Segundo nota divulgada pela assessoria da UFRJ, na última quarta-feira (6), o Ministério Público solicitou informações sobre estudos para suporte aos gestores públicos na tomada de decisão quanto a medidas mais rígidas de isolamento social. Pedido semelhante de lockdown já havia sido feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre as justificativas que embasaram a recomendação estão experiências internacionais e projeções modeladas nos grupos científicos da UFRJ que alertam sobre a possibilidade de colapso no sistema de saúde, dentro de pouco tempo, provocado pelo aumento de casos de covid-19. Pelas projeções, o mês de maio será o mais crítico em relação à incidência da doença.

Além disso, a redução da mobilidade urbana nos transportes públicos da região metropolitana do Rio sequer atingiu 50%, o que é considerado insuficiente para o controle da curva de crescimento da covid-19.

A universidade considerou que o lockdown deve ocorrer junto a condições de abastecimento de gêneros alimentícios e medicamentos, segurança, serviços de entrega em domicílio e autorização de circulação com autodeclaração e com obrigatoriedade do uso de máscaras.

De acordo com os especialistas da UFRJ, é preciso observar 11 pontos para que a medida tenha os efeitos desejados. Entre esses pontos, estão a distribuição de produtos de higiene e de alimentos com ajuda de lideranças comunitárias, a centralização na esfera estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do comando dos sistemas de saúde público e privado, a transferência de renda para a população, o acesso às condições mínimas de segurança alimentar e a garantia de auxílio de crédito a empresas para capital de giro a baixo custo.

Related posts

Ministro defende que direitos humanos precisam ser política de Estado

admin

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta de resolução dos EUA

admin

Corrupção abala confiança no regime democrático, diz Moro

admin

Deixe um comentário