Geral Últimas Notícias

UNIFASE e Fiocruz promovem evento sobre o Direito das Pessoas com Deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizam, no dia 24 de setembro, o webinário Deficiência, desigualdade e (IN)visibilidade: desafios para a comunicação e informação no contexto da pandemia.   

O encontro on-line é uma ação conjunta de realização do 4º Seminário do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/UNIFASE – Fiocruz) e do 4º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. O evento conta com o apoio da Human Rights Watch, organização internacional não-governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos.

“Uma das principais funções da data, é marcar o protagonismo das pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos. Não que o restante da sociedade deva se eximir da luta, mas a contribuição mais concreta e correta que se pode dar é garantir espaços de fala para quem, de fato, deve ser protagonista. É essa a ideia dessa agenda interinstitucional: proporcionar duas rodas de conversa com pessoas com deficiência, na defesa de seus direitos, pelo enfrentamento à discriminação e por políticas públicas de saúde que reconheçam e valorizem a diversidade. Serão abordados aspectos de acessibilidade nas áreas de comunicação e informação e questões referentes às desigualdades e à invisibilidade que marcam a vida de pessoas com deficiência, contribuindo para torná-las um segmento populacional socialmente vulnerável. É certo que essa situação de desigualdade e invisibilidade, muitas vezes velada, também atinge outros segmentos sociais marginalizados e foi profundamente realçada no contexto da pandemia. Entretanto, se queremos trabalhar pela construção de um novo normal em nossa sociedade – e eu acredito que isso seja possível! – devemos trabalhar pela inclusão de todos e pela garantia de acesso universal a bens e direitos, considerando a diversidade dos corpos, de territórios ocupados na sociedade e de marcadores sociais de gênero, raça, classe social e deficiência”, explica Cristina Rabelais, coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social da UNIFASE.

O evento contará com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e será transmitido no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Às 10h30 e às 15h, serão realizadas duas rodas de conversa. 

O primeiro debate será sobre os desafios para a acessibilidade na comunicação e informação. O tema será discutido pelo mestre em Estudo em Tradução e professor de Libras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Bruno Ramos; a artista com deficiência visual e graduação em Jornalismo, Moira Braga; e a primeira repórter com Síndrome de Down e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, Fernanda Honorato. A mediação ficará por conta de Hilda Gomes, do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. 

Deficiência e desigualdade: realidades veladas e o contexto da pandemia é o tema da última roda de conversa. Participam do debate a professora e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (Comdef-Rio), Izabel de Loureiro Maior; o ativista em prol dos direitos das pessoas com deficiência e assessor técnico da São Paulo Transportes (SPTrans), Tuca Munhoz; e o pesquisador e advogado sênior da Human Rights Watch, Carlos Rios. A mediadora será a pesquisadora do NIPPIS/Fiocruz-UNIFASE, Cristina Rabelais.

Related posts

Quatro bares são fechados em ação de fiscalização do município

admin

Senac RJ de Petrópolis lança novo curso de Consultoria de Imagem

admin

No Rio, Casa Museu Eva Klabin tem programação gratuita para as férias

admin

Deixe um comentário