Você já imaginou discutir sobre ciência fora da sala de aula? Agora imagine fazer isso em uma mesa de bar ou de um restaurante? Pois é isso que propõe o Pint of Science Brasil. O evento, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, em mais de 25 países, é uma iniciativa que pretende aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. No Brasil, a programação vai se estender por 179 cidades, entre elas, Petrópolis.
Integrando a Comissão Organizadora do evento, a UNIFASE/FMP também participará do Pint of Science com uma mesa de debate. Quem lidera o grupo é a coordenadora do curso de Nutrição e professora da UNIFASE/FMP, Thaise Gasser, que destaca a importância de participar do Pint of Science. “É um festival internacional, que traz pessoas renomadas da ciência para discutir temas da atualidade. O evento acontece sempre nas mesmas datas e horários nos diferentes países do mundo, o que dá uma visibilidade grande ao Festival”, lembra.
Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival pretende estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, além de inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia. Inclusive, a UNIFASE/FMP contará com alguns alunos que representarão a instituição. Sete estudantes das áreas de Radiologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição foram selecionados.
“Fazer parte desse evento aponta nosso alinhamento com a ciência. A coordenação do evento, em Petrópolis, é de responsabilidade da pesquisadora Carolina Braga, docente da UFRJ no Campus Caxias, então estamos possibilitando a estes alunos selecionados sua participação na organização, discutindo com pares de distintas formações e instituições”, destacou a professora Thaise.
UNIFASE/FMP participará com debate sobre Educação
No dia 13 de maio, às 19 horas, na cervejaria Odin será realizado o debate “Educação: estamos no caminho certo?”, com mediação da coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE/FMP, a professora Thaise Gasser. O coordenador de Projetos e Extensão da instituição, Ricardo Tammela, também estará na Mesa.
O evento na cidade terá, ao todo, três encontros por dia, com nove mesas de debate, em três bares diferentes. Entre os temas estão “A ciência do vira-lata caramelo”, “Neurociência no cotidiano”, “Cerveja: Sustentabilidade do campo ao copo”, entre outros, sempre buscando proporcionar uma experiência divertida e única. A entrada é gratuita.
O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e tem o intuito de contribuir para a educação científica. Chegou ao Brasil em 2015 e busca sempre a parceria com as universidades e instituições de pesquisa, além de trazer novos estudantes.
A programação completa está no site www.pintofscience.com.br