Inovação e tecnologia para além dos softwares. A nova metodologia de ensino do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é focada nos estudantes e no estímulo à aprendizagem, por meio da integração de diferentes cursos de graduação, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Radiologia. Para consolidar este novo momento, a instituição inaugurou o Laboratório Morfofuncional e o Laboratório de Anatomia Digital.
“É um espaço que concretiza uma mudança pedagógica que vem sendo realizada ao longo dos últimos dois anos. Um espaço de integração de conhecimentos e saberes das áreas básicas, onde podem aprender de maneira leve e descontraída. Ele é colorido, dinâmico, bonito e pode reunir todos os alunos e professores nesta proposta nova, de aprender em conjunto, com aluno no centro das nossas preocupações pedagógicas”, avaliou a Reitora da UNIFASE e Supervisora da FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.
O Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga, destacou a importância do envolvimento de todos no desenvolvimento do projeto. “Os laboratórios fazem parte de um projeto maior de integração entre as disciplinas, que vem sendo pensado e trabalhado há muito tempo. Temos essa preocupação desde o início da graduação”, destacou.
Modernos e espaçosos, os laboratórios possuem equipamentos de ponta e trouxeram inovações para o estudo da Anatomia, Histologia e Fisiologia, com a tela interativa de 86 polegadas que se conecta aos computadores do laboratório e aos celulares dos estudantes. Outra inovação são as peças humanas dissecadas e plastinadas, importadas da Alemanha, que possuem alta qualidade de dissecção e não utilizam formol. Já o Laboratório de Anatomia Digital possui uma plataforma Digital 3D, que oferece uma visualização detalhada e interativa do corpo humano, e dois telões de 65 polegadas que vão projetar as imagens trabalhadas pelo professor.
“Criamos um espaço dinâmico e inovador, que acompanha os investimentos que temos feito ao longo dos anos. Nosso objetivo é sempre trazer o que há de mais moderno para estimular o aprendizado dos alunos, abrindo caminho para que para que se tornem bons profissionais”, contou o pró-reitor Administrativo, Afonso de Resende Chaves.
“Estou entusiasmada. Agora estou no clínico, mas olhando a estrutura dos laboratórios, dá vontade de voltar e estudar de novo. Estamos juntos construindo esta nova unidade curricular. É tudo pensado com muito carinho, vendo as nossas necessidades e pensando no futuro”, comemorou a aluna do 7º período de Medicina e representante do Diretório Acadêmico, Isabella Claudino.
Para o pró-reitor de Ensino Abílio Aranha, a inauguração dos laboratórios é um marco para a história da instituição: “Estamos materializando um desejo e um trabalho conjunto de todos os professores que vem sendo realizado há muito tempo, que é trazer inovação e tecnologia para o dia a dia dos estudantes. Mas, essa tecnologia não está apenas nos aparatos e softwares, é uma tecnologia nova para estimular o aprendizado. Em nosso DNA está o olhar para o futuro, estamos preparando os alunos para darem respostas que ainda não sabemos. Esses laboratórios são apenas uma ponta do compromisso que temos de aproveitar as oportunidades que o avanço educacional está trazendo”, afirmou.
“Estou muito emocionada com o laboratório, que é lindíssimo. Ele vai ser um ponto de integração onde poderemos aplicar as metodologias ativas. Tenho certeza de que vai ser especial para os alunos e professores e para toda instituição”, comentou a professora de Fisiologia e Fisiopatologia, Glauce Maria Nunes de Araújo.