Cidade Destaques Últimas Notícias

Verão: comunidades participam de seminário da Defesa Civil para ações de prevenção

Palestras, oficinas práticas e uma série de orientações sobre as ações que as comunidades podem tomar para estarem mais preparadas para as chuvas de verão: com este foco, a Prefeitura realizou o evento “Petrópolis Resiliente: preparAÇÃO para o verão 2023”. Durante o evento, as equipes técnicas da Defesa Civil e o grupo SOS Serra dialogaram com representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e esclareceram dúvidas.

O prefeito Rubens Bomtempo participou do encontro, e destacou que o diálogo direto com as comunidades é um dos eixos do Plano de Contingência para o verão 2022/2023. “Para a Prefeitura, isso tem um significado muito importante. Os moradores precisam estar orientados, pois há uma série de medidas que podem ser tomadas por eles próprios, na ponta”, disse.

Durante o evento foram realizadas palestras pela equipe técnica da Defesa Civil, tratando sobre os temas “Sistema de alerta e alarme”, “Protocolo de inundações”, “Sensores caseiros”, “Noções de meteorologia”, “Percepção de risco geológico”, além da participação do capitão do Bombeiro Militar de Minas Gerais, Leonardo Farah, integrante do Grupo Humus – que, por meio da SOS Serra, parceira da Defesa Civil, levou aos convidados o tema: “Quanto vale uma vida- ações simples que salvam vidas”.

“Ações para atuação no momento do desastre são atitudes que a própria comunidade consegue fazer sem depender do auxílio de equipes de resgate como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou a Polícia Militar. A comunidade desenvolve este trabalho a partir de ações previamente simuladas, como a construção de pluviômetros, a sinalização de rota de fuga, a sinalização de área segura para ficar, todos esses tipos de ações voltadas para prevenção e resposta que não envolva a necessidade de equipes de resgate especializada.”, disse o Capitão do Bombeiro Militar, Leonardo Farah.

As oficinas práticas foram sobre a confecção de pluviômetros. Também houve um espaço para facilitar o cadastramento da população para receber mensagens de alerta por SMS e para apresentar as redes colaborativas de voluntariado, a fim de apoiar a cidade em uma situação de emergência ou desastre. O evento contou ainda com a exposição dos mapas com as rotas de fuga nos cinco distritos – ação desenvolvida pelos técnicos da Defesa Civil em conjunto com integrantes dos Nudecs.

“Este é um evento muito importante porque trabalha o consciente de cada um. Através das ações de preparação para o enfrentamento às chuvas do próximo verão, construímos o consciente coletivo, tão importante no momento de emergência na cidade. É muito importante que todos saibam o que fazer no momento de necessidade e assim, juntos, consigamos salvar vidas e tornar Petrópolis uma cidade com senso comum de resiliência”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers.

Related posts

Presidente do Banco Central vê curva “benigna” de inflação

admin

Aviões que trazem brasileiros de Wuhan, na China, devem chegar às 3h

admin

Prefeito Bernardo Rossi vistoria montagem do ponto de apoio que irá atender casos suspeitos de coronavírus na cidade

admin

Deixe um comentário