Cidade Destaques Últimas Notícias

Vereador Hingo Hammes defende reforço da guarda civil nas escolas municipais

Guardas civis municipais, tanto da ativa quanto aposentados, podem reforçar o quadro de pessoal no trabalho de segurança nas unidades escolares. A proposta é do vereador Hingo Hammes, que protocolou Indicação Legislativa defendendo que o governo municipal apresente Projeto de Lei neste sentido. A intenção é que guardas da ativa possam fazer o trabalho em seus dias de folga e que os aposentados possam retornar ao serviço público especificamente com esta finalidade.

Hingo Hammes, que é autor da lei que prevê a mediação escolar nas unidades de ensino, lembra que os guardas civis municipais são capacitados para atuarem na promoção da defesa e da paz no ambiente escolar. “Os guardas que puderem e manifestarem essa intenção poderão, com a lei, atuar reforçando a segurança nas unidades escolares, sendo devidamente remunerados para o trabalho. É uma forma de aproveitarmos uma mão de obra que já existe e está apta a atuar imediatamente, atendendo uma demanda que é urgente nas unidades de ensino”, destacou o parlamentar.

Para o vereador, a presença da guarda civil aumentaria a sensação de segurança no ambiente escolar e seria instrumento de promoção da paz. “Não tenho dúvidas de que a mediação de conflitos, com estímulo ao diálogo e ao respeito, é um trabalho essencial para que consigamos garantir a tranquilidade nesses espaços que são tão importantes para nossas crianças e adolescentes. Não podemos achar que a resposta à violência é mais violência. Não é. A escola é um espaço de oportunidades, de aprendizado, de crescimento. E é assim que tem que ser sempre. É papel do Poder Público, junto das famílias, resguardar este direito que é tão fundamental”, frisou.

Hingo Hammes também defende que a Ronda Escolar seja instituída por lei, de maneira a facilitar a captação de recursos e garantir a manutenção do trabalho, independente de quem estiver à frente da gestão municipal. “O Ministério da Justiça anunciou ontem mais de R$ 150 milhões em recursos, por meio de edital, para projetos de Estados e de Municípios voltados à segurança nas escolas. Ter a Ronda Escolar instituída por lei facilita essa captação, assim como fizemos com a Mediação Escolar”, explica.  

Tanto a Indicação Legislativa quanto o Projeto de Lei serão votados no plenário da Câmara Municipal e, uma vez aprovados, serão encaminhados ao Poder Executivo.

Related posts

Governo participa de conferência internacional do trabalho, na Suíça

admin

Balcão de Empregos da Prefeitura: mais 50 vagas para esta semana

admin

Volume de serviços cresce 0,2% de março para abril, diz IBGE

admin

Deixe um comentário