Na sessão plenária desta terça-feira (10), a Câmara Municipal aprovou o pedido do vereador Marcelo Lessa (SD) para que a Prefeitura crie uma Clínica Municipal de Recuperação de Dependentes Químicos a fim de realizar um trabalho de prevenção, orientação e internação para tratamento, desintoxicação e recuperação de jovens e adultos dependentes químicos.
– Na luta contra as drogas, é papel do município promover os direitos humanos, oferecendo atendimento especializado ao dependente químico. Só assim essa pessoa poderá recuperar sua integridade, fortalecer seus laços familiares e voltar ao convívio e às atividades sociais -, destaca Lessa.
Segundo a proposta aprovada, a Clínica deverá ter o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar da área da saúde. Além do trabalho com os pacientes, os especialistas também deverão estender o atendimento à família. “Os parentes desempenham papel central na construção da pessoa e são um suporte importante para a recuperação do dependente”, firma o vereador. Lessa lembra, ainda, que existem ações e cuidados que podem ser feitos pela família em relação à recuperação do dependente, desde estar presente e a par do que está acontecendo e até pequenas atitudes e gestos, que fazem toda a diferença.
Além da implantação da clínica, a proposta sugere que o município adote medidas preventivas ao uso das drogas, como a retirada de jovens em situação de risco das ruas e incentivo à prática de esportes com grupos especializados, além do planejamento de uma política antidrogas, sob a ótica da prevenção, incluindo a realização de palestras e programas de conscientização a respeitos dos malefícios das drogas nas escolas.
A indicação legislativa aprovada segue para a avaliação do Executivo Municipal.