Destaques Política Últimas Notícias

Vereador pede que hospitais públicos e conveniados deem publicidade à lei federal do acompanhante

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (20), uma indicação de autoria do vereador Júnior Coruja, que solicita a publicidade nos hospitais públicos e conveniados localizados no município de Petrópolis sobre a lei federal do acompanhante (nº 11.108/2005).

De acordo com o texto, a Lei 11.108/2005 garante a quem vai dar a luz, indicar alguém de sua confiança para acompanhá-la nesse momento importante, seja ele, pai do bebê, parceiro ou parceira atual, familiar, um amigo ou amiga. “Toda gestante, parturiente ou lactante tem direito a um atendimento digno e humanizado. É fundamental que a mulher se sinta segura em um momento tão memorável. Neste sentido, a presença de um acompanhante pode trazer inúmeros benefícios, que vão desde garantir um acolhimento melhor à mulher grávida, até mesmo estimular o trabalho de parto”, justifica o vereador.

– Recentemente, veio a público um caso de violência sexual sofrida por uma mulher no momento do parto, que chocou todo o país. Por isso, é de suma importância reforçar os direitos de toda gestante e, um deles, é ter direito a um acompanhante antes, durante e depois do parto -, finaliza.

No Estado do Rio de Janeiro, a Lei 9.135/2020 também garante a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, assegurando suporte físico e emocional às parturientes.

A indicação aguarda análise da Prefeitura.

Related posts

ANTT aprova reajuste dos valores da tabela dos pisos mínimos de frete

admin

Centro de Cultura vai contar com atrações na semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

admin

Deguste celebra 7 anos de história em edição especial na próxima semana

admin

Deixe um comentário