Destaques Política Últimas Notícias

Vereador quer a implantação de um Centro de Referência ao Diabético em Petrópolis

O vereador Eduardo do Blog (REP) encaminhou ao Governo Federal (Ministério da Saúde) e ao Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde) a indicação legislativa, já aprovada na Câmara Municipal, que pede a criação de um Centro de Referência ao Diabético (CRD) em Petrópolis. O objetivo é proporcionar às pessoas com diabetes atendimento em diversas frentes, democratizando o acesso ao tratamento da doença na cidade.

Segundo Eduardo, autor da proposta, a criação do Centro amplia o acompanhamento das pessoas com diabetes, independentemente da condição econômica. O Centro visa atender também gestantes, crianças e pessoas com índice glicêmico de difícil controle. Estes objetivos serão alcançados pela distribuição de remédios e materiais, além da prestação de atendimento ambulatorial, psicológico, nutricional, entre outras frentes de amparo.

“A ideia do CRD, como já ocorre em outras cidades brasileiras, é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos diabéticos de Petrópolis, ajudando-os a tratar os diversos problemas decorrentes da doença, minimizando efeitos e reduzindo o número de internações”, explica Blog, que também é diabético.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de diabéticos em Petrópolis aumenta a cada ano. Estima-se que pelo menos 6% da população sofra com a doença, composta na maioria por adultos e idosos.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) aponta que o Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando abaixo somente de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é de que mais de 21 milhões de brasileiros tenham diabetes até 2030.

Related posts

Mais 87 vagas em empresas no Balcão de Empregos da Prefeitura

admin

Projeto de Lei que torna plano de evacuação obrigatório é aprovado na Câmara

admin

Hospitais de campanha de SP têm 130 pacientes internados com covid-19

admin

Deixe um comentário